Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004
metadata.dc.creator: Santana, Ana Flávia Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Luz, Guilherme Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Dângelo, Newton
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas do professor de História na atual conjuntura do ensino em escolas de Uberlândia. Nos capítulos que seguem procura responder algumas das indagações: que História está sendo ensinada aos alunos do ensino médio? Até que ponto as salas de aula do ensino fundamental e médio podem ser consideradas espaços de produção ou de reprodução do conhecimento? Como os profissionais de História estão sendo formados? Para pensar a problemática proposta foi necessário trabalhar com fontes diversificadas: entrevistas, livros didáticos, planos de aula, conteúdos programáticos, entre outros. Assim, a monografia se divide em três capítulos: o primeiro problematiza a questão do ensino de História em um panorama geral. O segundo capítulo analisa o ensino de História no âmbito do ensino médio. A análise se estende, também, aos processos seletivos PAIES (Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior) e ao Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. O último capítulo destaca o papel do ensino superior na formação dos profissionais de História. Explora, também, a relação existente entre professores e alunos no âmbito da graduação bem como os limites do trabalho acadêmico.
Keywords: Universidade
Saber histórico
Uberlândia
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberHistoricoPraticas.pdfTCC10.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.