Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Ana Flávia Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-20T11:33:05Z | - |
dc.date.available | 2017-07-20T11:33:05Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Saber histórico | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Antônio de | - |
dc.contributor.referee1 | Luz, Guilherme Amaral | - |
dc.contributor.referee2 | Dângelo, Newton | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas do professor de História na atual conjuntura do ensino em escolas de Uberlândia. Nos capítulos que seguem procura responder algumas das indagações: que História está sendo ensinada aos alunos do ensino médio? Até que ponto as salas de aula do ensino fundamental e médio podem ser consideradas espaços de produção ou de reprodução do conhecimento? Como os profissionais de História estão sendo formados? Para pensar a problemática proposta foi necessário trabalhar com fontes diversificadas: entrevistas, livros didáticos, planos de aula, conteúdos programáticos, entre outros. Assim, a monografia se divide em três capítulos: o primeiro problematiza a questão do ensino de História em um panorama geral. O segundo capítulo analisa o ensino de História no âmbito do ensino médio. A análise se estende, também, aos processos seletivos PAIES (Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior) e ao Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. O último capítulo destaca o papel do ensino superior na formação dos profissionais de História. Explora, também, a relação existente entre professores e alunos no âmbito da graduação bem como os limites do trabalho acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SaberHistoricoPraticas.pdf | TCC | 10.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.