Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Ana Flávia Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-07-20T11:33:05Z-
dc.date.available2017-07-20T11:33:05Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Flávia Ribeiro. O saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19208-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSaber históricopt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO saber histórico e as práticas educativas: potencialidades e limites. Uberlândia - 2000 a 2004pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Antônio de-
dc.contributor.referee1Luz, Guilherme Amaral-
dc.contributor.referee2Dângelo, Newton-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas do professor de História na atual conjuntura do ensino em escolas de Uberlândia. Nos capítulos que seguem procura responder algumas das indagações: que História está sendo ensinada aos alunos do ensino médio? Até que ponto as salas de aula do ensino fundamental e médio podem ser consideradas espaços de produção ou de reprodução do conhecimento? Como os profissionais de História estão sendo formados? Para pensar a problemática proposta foi necessário trabalhar com fontes diversificadas: entrevistas, livros didáticos, planos de aula, conteúdos programáticos, entre outros. Assim, a monografia se divide em três capítulos: o primeiro problematiza a questão do ensino de História em um panorama geral. O segundo capítulo analisa o ensino de História no âmbito do ensino médio. A análise se estende, também, aos processos seletivos PAIES (Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior) e ao Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. O último capítulo destaca o papel do ensino superior na formação dos profissionais de História. Explora, também, a relação existente entre professores e alunos no âmbito da graduação bem como os limites do trabalho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberHistoricoPraticas.pdfTCC10.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.