Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19196
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caractéres agronômicos de genótipos de feijoeiro comum do grupo preto, cultivado na época da seca, em Uberlândia-MG
Autor(es): Ribeiro, Leonardo Lima
Primeiro orientador: Martins, Mauricio
Primeiro membro da banca: Moraes, Natália Luiza Almeida de
Segundo membro da banca: Machado, Beliza Queiroz Vieira
Resumo: Phaseolus vulgaris, ou feijão comum, como é conhecido popularmente, é uma planta anual herbácea, pertencente à família Fabaceae, que pode apresentar tanto crescimento determinado, como indeterminado. Cultivada em todo o mundo, por conta de suas sementes comestíveis, que possuem um alto valor nutritivo, sendo uma das principais e, relativamente, mais baratas fontes de proteína, minerais, carboidratos, cálcio, ferro e vitaminas, o que contribui em muito para o seu extenso cultivo e comércio. Assim, a busca por novas cultivares cada vez mais produtivas e com melhores características agronômicas tem se tornado o objetivo de diversos órgãos de pesquisa por todo o país. Uma vez melhoradas, as novas cultivares devem ser testadas em ensaios para avaliar e comparar as qualidades agronômicas com as de cultivares já produzidas comercialmente. O presente experimento faz parte dos Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão em diferentes áreas no Brasil, e foi conduzido na Fazenda Experimental Água Limpa, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia, no município de Uberlândia-MG, em 2015. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), sendo 12 tratamentos e três blocos, totalizando 36 parcelas. Os genótipos avaliados foram: VP-31, CNFPMG 11-08, BRS ESTEIO, BRS CAMPEIRO, VP- 30, OURO NEGRO, CNFP 11978, CNFPMG 11978, CNFPMG 11-21, BRS ESPLENDOR, CMFPMG 11-06, CNFPMG 11-18, e a testemunha foi a cultivar BRS VALENTE. As características avaliadas foram: a produtividade (kg ha-1), número de vagens por planta, número de grãos por vagem e massa de 100 grãos (g). Os resultados encontrados mostraram que não houve diferença significativa para produtividade entre as cultivares avaliadas. Porém nas outras características avaliadas, os resultados de algumas cultivares se destacaram, como foi o caso das cultivares CNFPMG 11-18 e BRS VALENTE para vagens por planta, das cultivares CNFPMG 11-21 e BRS ESPLENDOR para a característica grãos por vagem, e no caso das cultivares CNFPMG 11-08 e VP-31 para a característica massa de 100 grãos.
Palavras-chave: Phaseolus vulgaris L.
Valor de cultivo e uso
Safra da seca
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Leonardo Lima. Caractéres agronômicos de genótipos de feijoeiro comum do grupo preto, cultivado na época da seca, em Uberlândia-MG. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19196
Data de defesa: 11-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracteresAgronomicosGenotipos224.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.