Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19196
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Caractéres agronômicos de genótipos de feijoeiro comum do grupo preto, cultivado na época da seca, em Uberlândia-MG
Author: Ribeiro, Leonardo Lima
First Advisor: Martins, Maurício
First member of the Committee: Moraes, Natália Luiza Almeida de
Second member of the Committee: Machado, Beliza Queiroz Vieira
Summary: Phaseolus vulgaris, ou feijão comum, como é conhecido popularmente, é uma planta anual herbácea, pertencente à família Fabaceae, que pode apresentar tanto crescimento determinado, como indeterminado. Cultivada em todo o mundo, por conta de suas sementes comestíveis, que possuem um alto valor nutritivo, sendo uma das principais e, relativamente, mais baratas fontes de proteína, minerais, carboidratos, cálcio, ferro e vitaminas, o que contribui em muito para o seu extenso cultivo e comércio. Assim, a busca por novas cultivares cada vez mais produtivas e com melhores características agronômicas tem se tornado o objetivo de diversos órgãos de pesquisa por todo o país. Uma vez melhoradas, as novas cultivares devem ser testadas em ensaios para avaliar e comparar as qualidades agronômicas com as de cultivares já produzidas comercialmente. O presente experimento faz parte dos Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão em diferentes áreas no Brasil, e foi conduzido na Fazenda Experimental Água Limpa, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia, no município de Uberlândia-MG, em 2015. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), sendo 12 tratamentos e três blocos, totalizando 36 parcelas. Os genótipos avaliados foram: VP-31, CNFPMG 11-08, BRS ESTEIO, BRS CAMPEIRO, VP- 30, OURO NEGRO, CNFP 11978, CNFPMG 11978, CNFPMG 11-21, BRS ESPLENDOR, CMFPMG 11-06, CNFPMG 11-18, e a testemunha foi a cultivar BRS VALENTE. As características avaliadas foram: a produtividade (kg ha-1), número de vagens por planta, número de grãos por vagem e massa de 100 grãos (g). Os resultados encontrados mostraram que não houve diferença significativa para produtividade entre as cultivares avaliadas. Porém nas outras características avaliadas, os resultados de algumas cultivares se destacaram, como foi o caso das cultivares CNFPMG 11-18 e BRS VALENTE para vagens por planta, das cultivares CNFPMG 11-21 e BRS ESPLENDOR para a característica grãos por vagem, e no caso das cultivares CNFPMG 11-08 e VP-31 para a característica massa de 100 grãos.
Keywords: Phaseolus vulgaris L.
Valor de cultivo e uso
Safra da seca
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RIBEIRO, Leonardo Lima. Caractéres agronômicos de genótipos de feijoeiro comum do grupo preto, cultivado na época da seca, em Uberlândia-MG. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19196
Date of defense: 11-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracteresAgronomicosGenotipos224.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.