Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19187
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Revolução, loucura e totalitarismo: um estudo da peça Marat/Sade (1964)
metadata.dc.creator: Araújo, Alexandre Gianechini de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Ludmila Sá de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Nádia Cristina
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe o estudo da peça Marat/Sade, escrita em 1964, que trata do tema da revolução: sua utilidade, finalidade e como ela afeta a sociedade ao redor. Ambientada no sanatório de Charenton, em 1808, a peça retrata, em meio às convulsões da Revolução Francesa, um confronto ficcional entre dois pensadores franceses: o libertino marquês de Sade e o líder jacobino Jean-Paul Marat. Ao mesmo tempo, procura relacionar a peça com as circunstâncias que o autor experimentava na Alemanha Oriental, sob domínio comunista: censura, repressão e falta de liberdade de pensamento e de expressão. O texto compõe-se de três capítulos. O primeiro trata da biografia do autor, Peter Weiss: sua condição de judeu e de exilado, seus primeiros trabalhos artísticos, sua fuga do nazismo e a forma como a Segunda Guerra influiu nos rumos de sua vida, marcada por fugas e tragédias. O segundo capítulo descreve a conjuntura histórica em que a peça Marat/Sade foi escrita, pouco depois de erguido o Muro de Berlim. Em seguida, examina sua estrutura dramática, suas personagens, a ação que desenvolvem, o tempo e o cenário escolhidos. O último capítulo explora os conteúdos sociais e políticos da peça, sobretudo a representação do poder de uma classe sobre outra, além das referências que ela faz sobre o totalitarismo e o extermínio.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Revolução
Marat/Sade
Alemanha Oriental
Guerra Fria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ARAÚJO, Alexandre Gianechini de. Revolução, loucura e totalitarismo: um estudo da peça Marat/Sade (1964). 2006. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19187
Issue Date: 2006
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevolucaoLoucuraTotalitarismo.pdfTCC18.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.