Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Alexandre Gianechini de-
dc.date.accessioned2017-07-18T17:06:31Z-
dc.date.available2017-07-18T17:06:31Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alexandre Gianechini de. Revolução, loucura e totalitarismo: um estudo da peça Marat/Sade (1964). 2006. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19187-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.subjectMarat/Sadept_BR
dc.subjectAlemanha Orientalpt_BR
dc.subjectGuerra Friapt_BR
dc.titleRevolução, loucura e totalitarismo: um estudo da peça Marat/Sade (1964)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Freitas, Ludmila Sá de-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nádia Cristina-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o estudo da peça Marat/Sade, escrita em 1964, que trata do tema da revolução: sua utilidade, finalidade e como ela afeta a sociedade ao redor. Ambientada no sanatório de Charenton, em 1808, a peça retrata, em meio às convulsões da Revolução Francesa, um confronto ficcional entre dois pensadores franceses: o libertino marquês de Sade e o líder jacobino Jean-Paul Marat. Ao mesmo tempo, procura relacionar a peça com as circunstâncias que o autor experimentava na Alemanha Oriental, sob domínio comunista: censura, repressão e falta de liberdade de pensamento e de expressão. O texto compõe-se de três capítulos. O primeiro trata da biografia do autor, Peter Weiss: sua condição de judeu e de exilado, seus primeiros trabalhos artísticos, sua fuga do nazismo e a forma como a Segunda Guerra influiu nos rumos de sua vida, marcada por fugas e tragédias. O segundo capítulo descreve a conjuntura histórica em que a peça Marat/Sade foi escrita, pouco depois de erguido o Muro de Berlim. Em seguida, examina sua estrutura dramática, suas personagens, a ação que desenvolvem, o tempo e o cenário escolhidos. O último capítulo explora os conteúdos sociais e políticos da peça, sobretudo a representação do poder de uma classe sobre outra, além das referências que ela faz sobre o totalitarismo e o extermínio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevolucaoLoucuraTotalitarismo.pdfTCC18.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.