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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19187Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Alexandre Gianechini de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-07-18T17:06:31Z | - |
| dc.date.available | 2017-07-18T17:06:31Z | - |
| dc.date.issued | 2006 | - |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, Alexandre Gianechini de. Revolução, loucura e totalitarismo: um estudo da peça Marat/Sade (1964). 2006. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19187 | - |
| dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Revolução | pt_BR |
| dc.subject | Marat/Sade | pt_BR |
| dc.subject | Alemanha Oriental | pt_BR |
| dc.subject | Guerra Fria | pt_BR |
| dc.title | Revolução, loucura e totalitarismo: um estudo da peça Marat/Sade (1964) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
| dc.contributor.referee1 | Freitas, Ludmila Sá de | - |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Nádia Cristina | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho propõe o estudo da peça Marat/Sade, escrita em 1964, que trata do tema da revolução: sua utilidade, finalidade e como ela afeta a sociedade ao redor. Ambientada no sanatório de Charenton, em 1808, a peça retrata, em meio às convulsões da Revolução Francesa, um confronto ficcional entre dois pensadores franceses: o libertino marquês de Sade e o líder jacobino Jean-Paul Marat. Ao mesmo tempo, procura relacionar a peça com as circunstâncias que o autor experimentava na Alemanha Oriental, sob domínio comunista: censura, repressão e falta de liberdade de pensamento e de expressão. O texto compõe-se de três capítulos. O primeiro trata da biografia do autor, Peter Weiss: sua condição de judeu e de exilado, seus primeiros trabalhos artísticos, sua fuga do nazismo e a forma como a Segunda Guerra influiu nos rumos de sua vida, marcada por fugas e tragédias. O segundo capítulo descreve a conjuntura histórica em que a peça Marat/Sade foi escrita, pouco depois de erguido o Muro de Berlim. Em seguida, examina sua estrutura dramática, suas personagens, a ação que desenvolvem, o tempo e o cenário escolhidos. O último capítulo explora os conteúdos sociais e políticos da peça, sobretudo a representação do poder de uma classe sobre outra, além das referências que ela faz sobre o totalitarismo e o extermínio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 98 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RevolucaoLoucuraTotalitarismo.pdf | TCC | 18.05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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