Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19168
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Democracia Participativa e tensão social em Uberlândia: experiências de moradores do bairro Nossa Senhora das Graças
Autor: Santos, Carlos Meneses de Sousa
Primer orientador: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
Primer miembro de la banca: Paula, Dilma Andrade de
Segundo miembro de la banca: Caldas, Pedro Spinola Pereira
Resumen: A monografia busca compreender a relação que os moradores do bairro Nossa Senhora das Graças estabeleceram com a gestão administrativa do governo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), capitaneado pela imagem política de Zaire Rezende. Como na Uberlândia dos anos 80, governada pela oposição peemedebista foi construída/sustentada a dominação de classe, esta vivida em meio a oposições, expectativas e indiferenças, em torno da proposta de participação popular? Compõem este trabalho documentações produzidas pelo poder público; ofícios encaminhados e recebidos pelas organizações de representação popular; atas, tanto as da Câmara Municipal, quanto as da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças; matérias dos jornais Correio de Uberlândia e Primeira Hora, os quais circularam periodicamente na cidade de Uberlândia nos anos de 1980; e, ainda, as entrevistas orais, cujo objetivo era perceber como as pessoas entrevistadas interpretaram suas vivências nas relações que estabeleceram com o poder público municipal e com a associação de bairro. A pesquisa foi organizada em três capítulos. O primeiro discute como os zairistas se apresentaram e se fizeram reconhecidos por muitos moradores da cidade como uma candidatura popular e de oposição às condições sociais de desigualdade e injustiça que viviam. Procura mostrar como as condições vividas por moradores da cidade, que habitavam o Bairro Nossa Senhora das Graças, atuaram como condicionantes no apoio que dado à eleição de Zaire Rezende. O segundo capítulo trata da relação dos moradores do bairro Nossa Senhora das Graças com o poder público municipal, procurando evidenciar como estes se relacionaram entre si e como participaram do fazer-se da cidade, construindo formas de atuação e luta na busca por melhorias em suas condições de vida. O último capítulo pretende perceber como os moradores entrevistados avaliaram a proposta de participação popular e como a política de democracia participativa continua, ou não, sendo vivida na consciência dos sujeitos que ainda moram e trabalham em Uberlândia.
Notas: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Palabras clave: Cultura
Participação popular
Estado
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Carlos Meneses de Sousa. Democracia Participativa e tensão social em Uberlândia: experiências de moradores do bairro Nossa Senhora das Graças. 2006. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19168
Fecha de defensa: 2006
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DemocraciaParticipativaTensao.pdfTCC1.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.