Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19066
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: No jardim do agora: a potência de um grupo de professoras que tem o laboratório e a ciência como marcas em suas práticas pedagógicas
Autor(es): Barbosa, Daniela Beraldo
Primeiro orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primeiro membro da banca: Guimarães, Leandro Belinaso
Segundo membro da banca: Coimbra, Camila Lima
Terceiro membro da banca: Clareto, Sônia Maria
Quarto membro da banca: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
Resumo: O jardim do agora foi um ambiente de encontros em que uma pesquisadora, carregando uma flor-tema viveu, conviveu e extraiu perfumes e essências de professoras-flores. Foi engendrada a potência de um grupo de professoras de ciências que têm o laboratório e a ciência como marcas em suas práticas pedagógicas. O caminhar pelo jardim do agora se deu pelas orientações de um jardineiro cuidadoso, a cartografia, que é vista neste trabalho como uma perspectiva de pesquisa, que dá indícios sobre as possibilidades de se caminhar por ela. Os encontros se deram no Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) em Uberlândia, no âmbito da formação continuada de professores de ciências da rede municipal de ensino e foram mediados por dispositivos que permitiram o acesso ao plano coletivo de forças e às enunciações das professoras-flores sobre o laboratório, a ciência e suas práticas pedagógicas. Os dispositivos lançados nos encontros consistiram de imagens, vídeos, dinâmica de acolhida e fábula. Alinhado com a cognição contemporânea, em que a realidade não é revelada, mas se faz pela invenção de problemas, as marcas de ciências foram evidenciadas e um plano comum foi engendrado, plano este que possui consistência experencial e está acompanhado de práticas que têm como resultado o pertencimento, destacando a potência do grupo. Os desdobramentos dos encontros permitiram atribuir às ações das professoras-flores sentidos miméticos à ciência dos cientistas, tendo como base a antropologia das ciências de Bruno Latour. Além disso, os encontros culminaram na elaboração de um livreto de divulgação com as atividades práticas realizadas pelas professoras-flores em seus laboratórios.
Abstract: Today’s garden was a place for meetings where a researcher, carrying a theme-flower, lived, related to and extracted perfumes and essences from the flower-teachers. The power of a group of science teachers was engendered. The lab and science are the teaching marks of this group. The process of walking by today’s garden was guided by a thoughtful gardener, the cartography, which plays the role of a research perspective at this work. This perspective indicates the possibilities of walking through it. The meetings happened at Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz - CEMEPE (Studies and Educational Projects Centre), in Uberlândia, during municipal science teacher’s training sessions. They were mediated by mechanisms that allowed us to access the collective force plan and the flower-teachers’ enunciation about the lab, science and their teaching process. The mechanisms used at the meetings were images, videos, welcoming group dynamics and fables. In line with the contemporary perception that reality is not revealed but made through the creation of problems, the science marks were showed and a common plan was originated. This is an experimental plan and it is accompanied by practices that result in a sense of belonging and highlights the group power. The meetings’ evolution allowed us to give to the science flower-teachers’ actions senses similar to those of scientists. Our reference was Bruno Latour’s science anthropology. In addition, the meetings culminated in the elaboration of a publicizing booklet with the practical activities made by the flower-teachers at their labs.
Palavras-chave: Educação
Professoras
Cartografia
Professores - Formação
Laboratório
Latour
Formação docente
Latour lab
Cartography
Teacher training process
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BARBOSA, Daniela Beraldo. No jardim do agora: a potência de um grupo de professoras que tem o laboratório e a ciência como marcas em suas práticas pedagógicas. 2017. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.126
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.126
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19066
Data de defesa: 28-Mai-2017
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JardimAgoraPotencia.pdfTese31.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
AquiGenteFazAssim.pdfLivreto14.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.