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dc.creatorBarbosa, Daniela Beraldo-
dc.date.accessioned2017-07-06T12:03:16Z-
dc.date.available2017-07-06T12:03:16Z-
dc.date.issued2017-05-28-
dc.identifier.citationBARBOSA, Daniela Beraldo. No jardim do agora: a potência de um grupo de professoras que tem o laboratório e a ciência como marcas em suas práticas pedagógicas. 2017. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.126pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19066-
dc.description.abstractToday’s garden was a place for meetings where a researcher, carrying a theme-flower, lived, related to and extracted perfumes and essences from the flower-teachers. The power of a group of science teachers was engendered. The lab and science are the teaching marks of this group. The process of walking by today’s garden was guided by a thoughtful gardener, the cartography, which plays the role of a research perspective at this work. This perspective indicates the possibilities of walking through it. The meetings happened at Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz - CEMEPE (Studies and Educational Projects Centre), in Uberlândia, during municipal science teacher’s training sessions. They were mediated by mechanisms that allowed us to access the collective force plan and the flower-teachers’ enunciation about the lab, science and their teaching process. The mechanisms used at the meetings were images, videos, welcoming group dynamics and fables. In line with the contemporary perception that reality is not revealed but made through the creation of problems, the science marks were showed and a common plan was originated. This is an experimental plan and it is accompanied by practices that result in a sense of belonging and highlights the group power. The meetings’ evolution allowed us to give to the science flower-teachers’ actions senses similar to those of scientists. Our reference was Bruno Latour’s science anthropology. In addition, the meetings culminated in the elaboration of a publicizing booklet with the practical activities made by the flower-teachers at their labs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectLatourpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLatour labpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectTeacher training processpt_BR
dc.titleNo jardim do agora: a potência de um grupo de professoras que tem o laboratório e a ciência como marcas em suas práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790374U6pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Leandro Belinaso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763106T6pt_BR
dc.contributor.referee2Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718921D1pt_BR
dc.contributor.referee3Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee4Guido, Lúcia de Fátima Estevinho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758194U0pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO jardim do agora foi um ambiente de encontros em que uma pesquisadora, carregando uma flor-tema viveu, conviveu e extraiu perfumes e essências de professoras-flores. Foi engendrada a potência de um grupo de professoras de ciências que têm o laboratório e a ciência como marcas em suas práticas pedagógicas. O caminhar pelo jardim do agora se deu pelas orientações de um jardineiro cuidadoso, a cartografia, que é vista neste trabalho como uma perspectiva de pesquisa, que dá indícios sobre as possibilidades de se caminhar por ela. Os encontros se deram no Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) em Uberlândia, no âmbito da formação continuada de professores de ciências da rede municipal de ensino e foram mediados por dispositivos que permitiram o acesso ao plano coletivo de forças e às enunciações das professoras-flores sobre o laboratório, a ciência e suas práticas pedagógicas. Os dispositivos lançados nos encontros consistiram de imagens, vídeos, dinâmica de acolhida e fábula. Alinhado com a cognição contemporânea, em que a realidade não é revelada, mas se faz pela invenção de problemas, as marcas de ciências foram evidenciadas e um plano comum foi engendrado, plano este que possui consistência experencial e está acompanhado de práticas que têm como resultado o pertencimento, destacando a potência do grupo. Os desdobramentos dos encontros permitiram atribuir às ações das professoras-flores sentidos miméticos à ciência dos cientistas, tendo como base a antropologia das ciências de Bruno Latour. Além disso, os encontros culminaram na elaboração de um livreto de divulgação com as atividades práticas realizadas pelas professoras-flores em seus laboratórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration202pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.126pt_BR
dc.orcid.putcode81754001-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
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