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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação em Rousseau: formando homens e cidadãos
Autor(es): Sousa, Rones Aureliano de
Primeiro orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Primeiro membro da banca: Almeida, Ivete Batista da Silva
Segundo membro da banca: Matos, Junot Cornélio
Terceiro membro da banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Resumo: Este trabalho analisa as concepções de educação em Jean-Jacques Rousseau sob vários aspectos. No primeiro capítulo, evidencia-se a importância da educação nas obras do filósofo genebrino e faz-se um quadro de suas principais obras e teses sobre este tema: a teoria dos três mestres, as educações intelectual, moral, feminina, doméstica e coletiva. No segundo capítulo analisam-se alguns aspectos pedagógicos de educação em Rousseau, evidenciados principalmente nos livros Emílio e Nova Heloísa, a partir de algumas passagens destas obras, tais como os diálogos com o jardineiro Robert e com o prestidigitador, o modo de ensinar moral para adolescentes, a crítica apresentada à educação livresca, a questão da utilidade das coisas, por meio da passagem das aulas de astronomia. O capítulo apresenta também as paixões naturais amor de si e amor próprio e discorre sobre a consciência e educação religiosa por meio da profissão de fé do vigário Saboiano. No terceiro e último capítulo, aborda-se a questão da educação política em Rousseau e a questão da educação do indivíduo como homem e cidadão. A discussão se fundamenta no verbete Economia (moral e política) e nas Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada. Abordam-se os conceitos de educação pública e educação doméstica e os diversos aprendizados na viagem feita pelo jovem Emilio que compreende, ele mesmo, os conceitos de cidadão e amor à pátria. Concluímos que as concepções de Rousseau ainda têm muito a contribuir com a Filosofia e com a educação contemporânea.
Abstract: Ce travail analyse les conceptions d’éducation chez Jean-Jacques Rousseau sous plusieurs aspects. Dans le premier chapitre, on met en évidence l’importance de l’éducation dans les oeuvres du philosophe génevien en faisant un tableau de leurs principaux oeuvres et thèses sur ce thème : la théorie des trois maîtres, l’éducation intelectuelle, morale, féminine, domestique et collective. Dans le deuxième chapitre, quelques aspects pédagogiques d’éducation chez Rousseau sont analysés, surtout ceux qui sont evidenciés dans les livres Emílio et Nova Heloísa. Cette analyse a été faite à partir de quelques extraits de ceux oeuvres, tels que les dialogues avec le jardinier Robert et avec le prestidigitateur, la façon d’apprendre la morale aux adolescents, la critique présentée à l’éducation livresque, la question de l’utilité des choses, présentes dans les classes d’astronomie. Ce chapitre présente aussi les passions naturelles, l’amour de soi même et l’amour propre et propose sur la conscience et l’éducation réligieuse à travers la profession de foi du vicaire Savoyard. Dans le troisième et dernier chapitre, on entreprend la question d’éducation politique chez Rousseau et la question de l’éducation de l’individu en tant que citoyen et homme. La discussion se fonde sur la conception Économie (morale et politique) et les Considérations sur le gouvernement de Pologne et sa reforme projetée. On entreprend aussi les concepts d’éducation publique et d’éducation domestique et les plusieurs apprentissages dans le voyage fait par le jeune Emilio qui comprend, lui même, les concepts de citoyen et l’amour à la patrie. Nous avons conclue que les conceptions de Rousseau ont encore beaucoup à contribuer avec la Philosophie et avec l’éducation contemporaine.
Palavras-chave: Filosofia
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - Crítica e interpretação
Educação
Política
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: SOUSA, Rones Aureliano de. Educação em Rousseau: formando homens e cidadãos. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.193
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.193
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19026
Data de defesa: 23-Mar-2015
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