Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18998
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3699-4989
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crescimento inicial da cana-de-açúcar em função de doses de adubo nitrogenados revestidos com micronutrientes ou não
Autor(es): Ribeiro, Diogo Souza
Primeiro orientador: Kikuti, Hamilton
Primeiro membro da banca: Mattos, Thúlio Pereira
Segundo membro da banca: Kikuti, Ana Lúcia Pereira
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar em relação à utilização de doses de adubos nitrogenados, revestido com micronutrientes e sem revestimento. Foi conduzido na área experimental da Universidade Federal de Uberlândia/Campus Umuarama. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, envolvendo o esquema fatorial 2 x 5, com duas fontes de nitrogênio [ureia comum (45% de N) e ureia revestida (cobre e boro)], e cinco doses de nitrogênio, aplicadas em cobertura sobre a superfície do solo (30, 50, 70, 100 e 200% da recomendação), com quatro repetições. Cada unidade experimental foi composta por um vaso contendo solo que foi retirado de barranco, isento de contaminantes, em área da Fazenda do Glória, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia. Procedeu-se o peneiramento e análise da amostra do material homogeneizado (solo), com intuito de avaliar a disponibilidade de nutrientes e posteriores recomendações de adubação de plantio (N-P-K). Foram utilizados mini toletes com 4 cm de comprimento e foram obtidos após a seleção das gemas sadias de colmos oriundos de viveiro de mudas. Os mini-toletes foram acondicionados em vasos plásticos com capacidade de 5 dm-3 contendo solo. Em cada vaso foram colocados dois mini toletes e mantida apenas uma planta. Foram realizadas inspeções periódicas para controle de pragas, plantas daninhas e doenças, bem como irrigações sempre que necessário. Para avaliação do crescimento inicial das plantas foram realizadas medições de altura média de plantas, número de folhas verdes, comprimento médio de colmo, número médio de entrenós e diâmetro de caule. O adubo nitrogenado em cobertura acima do recomendado apresenta efeito negativo sobre o crescimento inicial da cana-de-açúcar cultivada como cana planta. O comportamento inicial da cana-de-açúcar apresenta melhor desempenho quando da utilização do adubo nitrogenado revestido em comparação com o adubo nitrogenado comum disponível no mercado.
Palavras-chave: Saccharum spp.
Micronutrientes
Ureira
Cobertura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Diogo Souza. Crescimento inicial da cana-de-açúcar em função de doses de adubo nitrogenados revestidos com micronutrientes ou não. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18998
Data de defesa: 21-Out-2016
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CrescimentoInicialCana.pdfTCC1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.