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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Um percurso em torno da noção de diacronia e sincronia: o CLG e a leitura de Câmara JR
metadata.dc.creator: Silveira, Álisse Cristina da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Eliane Mara
metadata.dc.contributor.referee1: Mussalim, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee2: Vivacqua, Maria Victória Guinle
metadata.dc.description.resumo: A publicação do Curso de Linguística Geral traz consigo deslocamentos importantes para o panorama dos estudos linguísticos, dada a relevância de determinadas mudanças. A proposta deste trabalho é a de analisar a leitura feita por Câmara Jr. dos conceitos saussurianos de diacronia e sincronia e, para tal, procedemos a um breve retorno aos estudos linguísticos anteriores a 1916 a fim de depreendermos de que maneira a abordagem histórica se desenvolveu. A partir desse percurso, demonstramos as inovações trazidas por Ferdinand de Saussure ao criar, consolidar e formalizar os conceitos de diacronia e sincronia. Em síntese, no Capítulo 1 procuramos pontuar as questões relevantes quanto ao ponto de vista adotado, quanto ao objeto de estudo e quanto à abordagem empregada para que as questões que despertaram interesse e motivaram as investigações desde a Antiguidade. No Capítulo 2, analisamos de que maneira a teoria saussuriana oferece novos rumos quando determina o falante como ponto de vista a ser adotado às observações dos fatos linguísticos; quando determina a língua como o objeto de estudo em detrimento dos elementos comuns ao conjunto de línguas; e quando determina a sincronia como outra possível abordagem para os fatos da língua ao lado da diacronia. Após salientar em que medida Saussure inova, legitima e formaliza novos caminhos para os estudos linguísticos, no Capítulo 3 dedicamo-nos à leitura feita por Câmara Jr. dos conceitos de diacronia e sincronia com o intuito de acompanhar o modo como as novidades saussurianas foram interpretadas por este brasileiro. O recorte feito dentre os linguistas brasileiros se justifica no instante em que Câmara Jr. é um linguista representativo tanto para o início, quanto para o desenvolvimento e a afirmação de uma linguística brasileira. Observamos nesta trajetória a existência de um traço comum nas publicações do brasileiro: os conceitos de diacronia e sincronia são interpretados como conceitos dicotômicos, razão pela qual esse retorno se mostra essencial, pois oferece o meio de compreendermos como um dos pesquisadores precursores de nossa ciência linguística recebeu o texto de 1916.
Abstract: The General Linguistics Course publication brings with it important movements to linguistic studies’ scene, given the relevance of certain changes. The purpose of this study is to analyze the reading did by Câmara Jr. about Saussure’s concepts of diachrony and synchrony and, for that, we proceed to a brief return to the previous linguistic studies in 1916 in order to infer how the historical approach was developed. From this way, we demonstrated the innovations brought by Ferdinand de Saussure to create, consolidate and formalize the concepts of diachrony and synchrony. In summary, in Chapter 1, we try to score the relevant questions about the point of view adopted, as the object of study and on the approach used for the issues that aroused interest and motivated investigations since ancient times. In Chapter 2, we analyze how Saussure's theory provides new directions to the speaker as a point of view to be adopted to the observations of the linguistic facts; when determining the language as the object of study at the expense of the common elements to the set of languages; and when determining the synchrony as the other possible approach to the facts of the tongue side of the diachronic. After pointing out to what extent Saussure innovates, it legitimizes and formalizes new ways for language studies. In Chapter 3, we dedicate to the reading provided by Câmara Jr. about the concepts of diachrony and synchrony in order to follow how this Brazilian interpreted Saussure’s news. The cut made among Brazilian linguists is justified at the moment in which Câmara Jr. is a representative linguist for both the beginning and for the development and affirmation of Brazilian’s linguistic. We observed in this path that there is a common trait in Brazilian’s publications: the concepts of diachrony and synchrony which are interpreted as dichotomous concepts, which is the reason why this return proves to be essential, because it offers means to understand how one of the forerunners researchers of our linguistic science received the text in 1916.
Keywords: Linguística
Linguística - Estudo e ensino
Saussure, Ferdinand de, 1857-1913
Curso de linguística geral
Câmara Junior, J. Mattoso (Joaquim Mattoso), 1904-1970
Diacronia
Sincronia
Curso de linguística geral
Recepção
Diachronic
Synchronic
General linguistics course
Reception
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: SILVEIRA, Álisse Cristina da. Um percurso em torno da noção de diacronia e sincronia: o CLG e a leitura de Câmara JR. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18972
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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