Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18964
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Juventude e educação: os sentidos do ensino médio na periferia do Distrito Federal
Autor(es): Condé, Ágatha Alexandre Santos
Primeiro orientador: Guimarães, Elisabeth da Fonseca
Primeiro membro da banca: Rêses, Erlando da Silva
Segundo membro da banca: Previtali, Fabiane Santana
Resumo: O objetivo desta pesquisa é discutir os sentidos do ensino médio, com a utilização do estudo de caso de base etnográfica para analisar o cotidiano escolar dos jovens estudantes do CEd 04 de Sobradinho, na periferia do Distrito Federal. Trata-se de relacionar Juventude e Educação, considerando os aspectos materiais historicamente construídos na comunidade e na escola. Durante a trajetória acadêmica de uma turma de 40 estudantes, entre 2013 e 2015, pôde-se acompanhar a construção dos sentidos dados à última etapa da educação básica, cuja estrutura social da sociedade de classes, à qual pertencem os sujeitos analisados, é determinante para a dualidade educacional que, por sua vez, concorre junto com formação dinâmica de identidades juvenis - representadas pelo território e pelo corpo - para atribuir sentidos ao ensino médio. Ao identificar o lugar da escola na vida desses estudantes percebe-se, nitidamente, que as proposições contidas nos documentos normatizadores do ensino médio, especialmente a LDB n°. 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio de 2012, não contemplaram, na prática, o ensino com vistas à formação unitária fazendo com que os estudantes lidassem de modo instrumental com a escola, em busca tão somente da finalização do ensino médio e sua certificação, não alcançando êxito na continuação dos estudos, no ensino superior, ou ainda, não se sentissem preparados para as incertezas e exigências do mercado de trabalho. Dos 40 jovens investigados inicialmente, 27 concluíram o ensino médio, 9 foram reprovados no percurso da etapa final da educação básica e 4 estudantes abandonaram a escola. Nenhum dos jovens concluintes alcançou uma vaga na educação superior da universidade pública.
Abstract: The objective of this research is to discuss the meanings of high school, with the use of ethnographic case study to analyze the everyday school life of young students from Ced 04 Sobradinho, in the suburb of the Federal District. This is to relate Youth and Education, considering the material aspects historically constructed in the community and at school. During the academic career of a class of 40 students, between 2013 and 2015, it was possible to follow the construction of the directions given to the last stage of basic education, whose social structure of class society, to which belong the subjects analyzed, it is crucial to educational duality that, in turn, competes with dynamic formation of youth identities - represented the territory and the body - to give meanings to high school. By identifying the school's place in the lives of students it is clearly perceived that the proposals contained in the regulatory documents of high school, especially LDB no. 9.394/96 and the High School Curriculum Guidelines, 2012, did not include in practice teaching with a view to the unit training, making students deal instrumentally with the school in search of high school conclusion and its certification or not reach success in continuation of their studies, higher education, or even do not feel prepared for the uncertainties and demands of the labor market. Of the 40 young people initially investigated, 27 finished high school, 9 were rejected in the final stage of basic education and 4 students left school. None of the graduating youths has achieved a place in higher education at the public university.
Palavras-chave: Ciências sociais
Ensino médio
Juventude
Periferias urbanas
Ensino Médio
Periferia
Dualidade educacional
Identidade
High School
Youth
Periphery
Educational Duality
Identity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: CONDÉ, Ágatha Alexandre Santos. Juventude e educação: os sentidos do ensino médio na periferia do Distrito Federal. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.519
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.519
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18964
Data de defesa: 12-Set-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuventudeEducacaoSentidos.pdfDissertação16.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.