Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCondé, Ágatha Alexandre Santos-
dc.date.accessioned2017-06-22T17:30:45Z-
dc.date.available2017-06-22T17:30:45Z-
dc.date.issued2016-09-12-
dc.identifier.citationCONDÉ, Ágatha Alexandre Santos. Juventude e educação: os sentidos do ensino médio na periferia do Distrito Federal. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.519pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18964-
dc.description.abstractThe objective of this research is to discuss the meanings of high school, with the use of ethnographic case study to analyze the everyday school life of young students from Ced 04 Sobradinho, in the suburb of the Federal District. This is to relate Youth and Education, considering the material aspects historically constructed in the community and at school. During the academic career of a class of 40 students, between 2013 and 2015, it was possible to follow the construction of the directions given to the last stage of basic education, whose social structure of class society, to which belong the subjects analyzed, it is crucial to educational duality that, in turn, competes with dynamic formation of youth identities - represented the territory and the body - to give meanings to high school. By identifying the school's place in the lives of students it is clearly perceived that the proposals contained in the regulatory documents of high school, especially LDB no. 9.394/96 and the High School Curriculum Guidelines, 2012, did not include in practice teaching with a view to the unit training, making students deal instrumentally with the school in search of high school conclusion and its certification or not reach success in continuation of their studies, higher education, or even do not feel prepared for the uncertainties and demands of the labor market. Of the 40 young people initially investigated, 27 finished high school, 9 were rejected in the final stage of basic education and 4 students left school. None of the graduating youths has achieved a place in higher education at the public university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPeriferias urbanaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectDualidade educacionalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectPeripherypt_BR
dc.subjectEducational Dualitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleJuventude e educação: os sentidos do ensino médio na periferia do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Elisabeth da Fonseca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782898A9pt_BR
dc.contributor.referee1Rêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180512A9pt_BR
dc.contributor.referee2Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790275H8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762390E7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é discutir os sentidos do ensino médio, com a utilização do estudo de caso de base etnográfica para analisar o cotidiano escolar dos jovens estudantes do CEd 04 de Sobradinho, na periferia do Distrito Federal. Trata-se de relacionar Juventude e Educação, considerando os aspectos materiais historicamente construídos na comunidade e na escola. Durante a trajetória acadêmica de uma turma de 40 estudantes, entre 2013 e 2015, pôde-se acompanhar a construção dos sentidos dados à última etapa da educação básica, cuja estrutura social da sociedade de classes, à qual pertencem os sujeitos analisados, é determinante para a dualidade educacional que, por sua vez, concorre junto com formação dinâmica de identidades juvenis - representadas pelo território e pelo corpo - para atribuir sentidos ao ensino médio. Ao identificar o lugar da escola na vida desses estudantes percebe-se, nitidamente, que as proposições contidas nos documentos normatizadores do ensino médio, especialmente a LDB n°. 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio de 2012, não contemplaram, na prática, o ensino com vistas à formação unitária fazendo com que os estudantes lidassem de modo instrumental com a escola, em busca tão somente da finalização do ensino médio e sua certificação, não alcançando êxito na continuação dos estudos, no ensino superior, ou ainda, não se sentissem preparados para as incertezas e exigências do mercado de trabalho. Dos 40 jovens investigados inicialmente, 27 concluíram o ensino médio, 9 foram reprovados no percurso da etapa final da educação básica e 4 estudantes abandonaram a escola. Nenhum dos jovens concluintes alcançou uma vaga na educação superior da universidade pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration123pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.519pt_BR
dc.orcid.putcode81761842-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JuventudeEducacaoSentidos.pdfDissertação16.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.