Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18952
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de um estudo sobre filosofia da educação espírita
Autor(es): Fanini, Tatyana Stefani
Primeiro orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primeiro membro da banca: Araújo, José Carlos Souza
Segundo membro da banca: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Resumo: O presente trabalho possibilitou analisar a construção do pensamento educacional nas figuras de Augusto Comte e Allan Kardec, para a educação. Além de mencionadas as diferentes perspectivas filosóficas, a filosofia positiva e a filosofia espírita, foi possível demonstrar a continuidade da Proposta da Filosofia Espírita da Educação, que a partir da análise da Filosofia Espírita das obras básicas de Allan Kardec, aproximou duas teorias pedagógicas, a teoria da causa e a teoria da atividade sob enfoque da perspectiva espírita e histórico-cultural. Compreendeu-se que a Filosofia Espírita por ser uma Filosofia de Aplicação, traz princípios norteadores para a Pedagogia Espírita e sua contribuição para o processo ensinoaprendizagem. A Prática da Educação Espírita cujas raízes filosóficas propõem uma educação moral e não apenas uma formação técnica, mas uma formação que faculta o homem seu pleno desenvolvimento de suas potencialidades, por entender que a evolução se completa no ser quando ele integra vontade, sentimento e o seu despertar da consciência na razão. Pensandose na formação (docente/discente), a educação espírita entende que o ser forma e se forma na experiência, quando tomado de sua consciência desperta ele cria possibilidades de ação para o desenvolvimento das faculdades do homem integral. O educador espírita forma o educando fortalecendo sua vontade e dinamizando seu pensamento.
Abstract: This present work enabled analyze the construction of the educational thinking in the figures of Augusto Comte and Allan Kardec, for the education. Besides being mentioned, the different philosophical views, the positive philosophy and the spiritualistic philosophy, it was possible to demonstrate the continuity of the Proposal of the Spiritualistic Philosophy Education, which from the analyzes of the spiritualistic philosophy of the productions of Allan Kardec, approached two pedagogical theories, the reason theory and the activity theory under emphasis of the spiritualistic and historic-cultural perspectives. It was realized that the spiritualistic philosophy, because of being an application philosophy, brings guiding principles to the spiritualistic pedagogy and its contribution for the teaching-learning process. The experience of the Spiritualistic Education which philosophical roots propose moral education and not just a technical formation, but a formation that available the man the full development of his capabilities, understanding that the evolution is complete in human being when he join willingness, feeling and his conscience awake in reason. Thinking of the formation (teacher/student), the spiritualistic education understands that the human being forms and is formed in experience, when taken by his awaken conscience he build possibilities of action to develop the faculties of the integral man. The spiritualistic educator forms the pupil strengthening his willingness and stimulating his thoughts.
Palavras-chave: Educação
Comte, Auguste - 1798-1857
Kardec, Allan - 1803-1869
Educação e espiritismo
Augusto Comte
Allan Kardec
Proposta da filosofia espírita da educação
Teorias pedagógicas
Educação espírita
Proposal of the spiritualistic philosophy education
Pedagogical theory
Spiritualistic education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FANINI, Tatyana Stefani. Proposta de um estudo sobre filosofia da educação espírita. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.362
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.362
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18952
Data de defesa: 22-Mai-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaEstudoFilosofia.pdfDissertação619.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.