Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18952
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFanini, Tatyana Stefani-
dc.date.accessioned2017-06-21T12:57:01Z-
dc.date.available2017-06-21T12:57:01Z-
dc.date.issued2017-05-22-
dc.identifier.citationFANINI, Tatyana Stefani. Proposta de um estudo sobre filosofia da educação espírita. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.362pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18952-
dc.description.abstractThis present work enabled analyze the construction of the educational thinking in the figures of Augusto Comte and Allan Kardec, for the education. Besides being mentioned, the different philosophical views, the positive philosophy and the spiritualistic philosophy, it was possible to demonstrate the continuity of the Proposal of the Spiritualistic Philosophy Education, which from the analyzes of the spiritualistic philosophy of the productions of Allan Kardec, approached two pedagogical theories, the reason theory and the activity theory under emphasis of the spiritualistic and historic-cultural perspectives. It was realized that the spiritualistic philosophy, because of being an application philosophy, brings guiding principles to the spiritualistic pedagogy and its contribution for the teaching-learning process. The experience of the Spiritualistic Education which philosophical roots propose moral education and not just a technical formation, but a formation that available the man the full development of his capabilities, understanding that the evolution is complete in human being when he join willingness, feeling and his conscience awake in reason. Thinking of the formation (teacher/student), the spiritualistic education understands that the human being forms and is formed in experience, when taken by his awaken conscience he build possibilities of action to develop the faculties of the integral man. The spiritualistic educator forms the pupil strengthening his willingness and stimulating his thoughts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComte, Auguste - 1798-1857pt_BR
dc.subjectKardec, Allan - 1803-1869pt_BR
dc.subjectEducação e espiritismopt_BR
dc.subjectAugusto Comtept_BR
dc.subjectAllan Kardecpt_BR
dc.subjectProposta da filosofia espírita da educaçãopt_BR
dc.subjectTeorias pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação espíritapt_BR
dc.subjectProposal of the spiritualistic philosophy educationpt_BR
dc.subjectPedagogical theorypt_BR
dc.subjectSpiritualistic educationpt_BR
dc.titleProposta de um estudo sobre filosofia da educação espíritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, José Carlos Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6pt_BR
dc.contributor.referee2Brettas, Anderson Claytom Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767457J1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4416203H4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possibilitou analisar a construção do pensamento educacional nas figuras de Augusto Comte e Allan Kardec, para a educação. Além de mencionadas as diferentes perspectivas filosóficas, a filosofia positiva e a filosofia espírita, foi possível demonstrar a continuidade da Proposta da Filosofia Espírita da Educação, que a partir da análise da Filosofia Espírita das obras básicas de Allan Kardec, aproximou duas teorias pedagógicas, a teoria da causa e a teoria da atividade sob enfoque da perspectiva espírita e histórico-cultural. Compreendeu-se que a Filosofia Espírita por ser uma Filosofia de Aplicação, traz princípios norteadores para a Pedagogia Espírita e sua contribuição para o processo ensinoaprendizagem. A Prática da Educação Espírita cujas raízes filosóficas propõem uma educação moral e não apenas uma formação técnica, mas uma formação que faculta o homem seu pleno desenvolvimento de suas potencialidades, por entender que a evolução se completa no ser quando ele integra vontade, sentimento e o seu despertar da consciência na razão. Pensandose na formação (docente/discente), a educação espírita entende que o ser forma e se forma na experiência, quando tomado de sua consciência desperta ele cria possibilidades de ação para o desenvolvimento das faculdades do homem integral. O educador espírita forma o educando fortalecendo sua vontade e dinamizando seu pensamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.362pt_BR
dc.orcid.putcode81753254-
dc.crossref.doibatchid0614f9c5-fdfd-49ca-82e6-264faa062f03-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaEstudoFilosofia.pdfDissertação619.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.