Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18849
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dos limites da lei aos preconceitos: os portadores de deficiência e o difícil caminho da inclusão social no Brasil
metadata.dc.creator: Silva, Eliete Antônia da
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Luz, Guilherme Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre as condições de inclusão social das pessoas portadoras de deficiências. Para isso, faz-se um breve apanhado dos lugares sociais onde poderá ocorrer a referida inclusão, tal como no interior da família, da escola e do trabalho. Outra preocupação aqui presente diz respeito às representações sociais, presentes na sociedade brasileira, em relação aos deficientes. A pesquisa foi realizada tendo como referência as experiências e modos de vida presentes no cotidiano das pessoas portadoras de deficiências, seja nos espaços públicos ou nos variados lugares possíveis de construção de relações entre as pessoas ditas "normais" e essas qualificadas como "anormais". As fontes selecionadas para desenvolver a pesquisa foram as matérias jornalísticas da mídia, depoimentos orais e documentos oficiais, neste caso, as legislações vigentes concernentes a pessoas portadoras de deficiência. Também foram utilizados alguns documentos escritos (atas, entre outros) das instituições voltadas para esse segmento social. O texto foi estruturado em três capítulos. O primeiro faz um breve levantamento de como, ao longo do processo histórico, são constituídos os valores em relação às pessoas deficientes, de forma a torná-las "coitadinhas”, vítimas do destino e, por conseguinte, inválidas. O segundo capítulo aborda a inclusão desses sujeitos nas instituições educacionais regulares. O terceiro capítulo tem como objetivo refletir sobre a questão da inclusão social das pessoas com deficiência no mercado de trabalho como auto realização, além de aventurar-se por meio do conceito de cidadania.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Inclusão Social
Deficiência
Preconceito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Eliete Antônia da. Dos limites da lei aos preconceitos: os portadores de deficiência e o difícil caminho da inclusão social no Brasil. 2008. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18849
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LimitesLeiPreconceitos.pdfTCC12.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.