Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18843
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Licenciatura em História e a formação do professor na UFU
metadata.dc.creator: Garcia, Michelle da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Dângelo, Newton
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Junqueira, Ivonilda Aparecida Andrade
metadata.dc.description.resumo: Já é conhecido por meio de debates em congressos e outros eventos, bem como por depoimentos de ex-alunos, que os currículos do Ensino Médio e a estrutura curricular dos cursos de História se mantêm distantes. Neste momento, os alunos ingressantes deparam-se com uma noção de História completamente diferente daquela que lhes foi repassada até então, noção esta afirmada pela factualidade e pelo princípio da universalidade do conhecimento histórico. As angústias que envolvem o debate de qual História devem-se ensinar, remetem aos professores sérios problemas, como por exemplo, qual o programa que deve ser ministrado no 2° grau: do PAIES, do Vestibular, o oficial do Estado, o dos PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais - ou mesmo a opção de conteúdo de um determinado livro didático. Decidimos analisar o período compreendido entre 1991 à atualidade. Neste intervalo de tempo, tivemos a implantação de dois currículos no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia - INHIS, o primeiro ocorrido no ano de 1991 e o segundo no ano de 2006. A primeira alteração visava à formação do bacharelado com opção em licenciatura plena, ou seja, tinha como objetivo a formação do profissional pesquisador/professor. Já a segunda alteração citada, tinha como preocupação central a não separação entre a teoria e a prática, apresentando um novo quadro de disciplinas Práticas, como por exemplo, os PIPE's (Projeto Integrado de Práticas Educativas), a fim de aperfeiçoar a formação do professor/pesquisador, conforme determinação do MEC. Como o currículo de 2006 ainda não possui turmas que já graduaram, daremos maior foco ao currículo de 1991. Portanto, este trabalho intenciona discutir a formação dos alunos do Curso de História, futuros professores, procurando refletir sobre a fragilidade teórico metodológica, característica esta marcante aos alunos da graduação. A finalidade desta reflexão é identificar a relação entre as disciplinas lecionadas pelos docentes do Curso de História da UFU (Disciplinas Historiográficas e Disciplinas Práticas) com a didática e metodologia de ensino praticado pelos professores que ministram aulas em escolas públicas da cidade de Uberlândia.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Licenciatura
Formação
Historia
UFU
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GARCIA, Michelle da Costa. Licenciatura em História e a formação do professor na UFU. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18843
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LicenciaturaHistoriaFormacao.pdfTCC5.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.