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dc.creatorGarcia, Michelle da Costa-
dc.date.accessioned2017-06-13T11:08:05Z-
dc.date.available2017-06-13T11:08:05Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGARCIA, Michelle da Costa. Licenciatura em História e a formação do professor na UFU. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18843-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectHistoriapt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.titleLicenciatura em História e a formação do professor na UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.referee1Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.referee2Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoJá é conhecido por meio de debates em congressos e outros eventos, bem como por depoimentos de ex-alunos, que os currículos do Ensino Médio e a estrutura curricular dos cursos de História se mantêm distantes. Neste momento, os alunos ingressantes deparam-se com uma noção de História completamente diferente daquela que lhes foi repassada até então, noção esta afirmada pela factualidade e pelo princípio da universalidade do conhecimento histórico. As angústias que envolvem o debate de qual História devem-se ensinar, remetem aos professores sérios problemas, como por exemplo, qual o programa que deve ser ministrado no 2° grau: do PAIES, do Vestibular, o oficial do Estado, o dos PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais - ou mesmo a opção de conteúdo de um determinado livro didático. Decidimos analisar o período compreendido entre 1991 à atualidade. Neste intervalo de tempo, tivemos a implantação de dois currículos no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia - INHIS, o primeiro ocorrido no ano de 1991 e o segundo no ano de 2006. A primeira alteração visava à formação do bacharelado com opção em licenciatura plena, ou seja, tinha como objetivo a formação do profissional pesquisador/professor. Já a segunda alteração citada, tinha como preocupação central a não separação entre a teoria e a prática, apresentando um novo quadro de disciplinas Práticas, como por exemplo, os PIPE's (Projeto Integrado de Práticas Educativas), a fim de aperfeiçoar a formação do professor/pesquisador, conforme determinação do MEC. Como o currículo de 2006 ainda não possui turmas que já graduaram, daremos maior foco ao currículo de 1991. Portanto, este trabalho intenciona discutir a formação dos alunos do Curso de História, futuros professores, procurando refletir sobre a fragilidade teórico metodológica, característica esta marcante aos alunos da graduação. A finalidade desta reflexão é identificar a relação entre as disciplinas lecionadas pelos docentes do Curso de História da UFU (Disciplinas Historiográficas e Disciplinas Práticas) com a didática e metodologia de ensino praticado pelos professores que ministram aulas em escolas públicas da cidade de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration55pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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