Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas
metadata.dc.creator: Silva, Kátia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Leandro José
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Peres, Maria Gisele
metadata.dc.description.resumo: A educação brasileira ainda enfrenta muitos problemas que precisam ser pensados e solucionados. Assim, as análises construídas sobre a educação e os processos de ensino-aprendizagem devem ser objeto de interesse e estudo também dos professores, não apenas dos teóricos. Este trabalho procura pensar o ensino da disciplina de história na quarta série do ensino fundamental. O ato de pensar criticamente a prática é extremamente importante para aprimorar os procedimentos que adotamos. A sala de aula, com todos os desafios, problemas e soluções adotadas, é um rico campo de conhecimentos que não pode ser menosprezado pelo professor. É da reflexão crítica sobre as experiências vividas no cotidiano da prática que podem brotar os caminhos teóricos que, num movimento dialético, retornarão a esta mesma prática, corrigindo-a, aprimorando-a, indicando soluções e propondo novos desafios. Aqui, tomamos nossa experiência pessoal para pensar estas questões, partindo de uma reflexão sobre a educação escolarizada e seus ideários – dos pressupostos da chamada educação tradicional, passando pelos ideários escolanovistas, até nos determos naqueles do construtivismo, com os quais trabalhamos. Procuramos apresentar, também, a nossa prática real em sala de aula, com o intuito de mostrar que uma das possibilidades de enfrentar os desafios que se colocam para o ensino de história, notadamente aqueles que se relacionam com o desinteresse e incompreensão dos alunos sobre a importância da história em suas vidas, pode ser torná-los partícipes da dimensão prática da elaboração do conhecimento, não apenas meros expectadores passivos, receptores de informações distantes da sua realidade.
Keywords: Ensino de História
Prática de ensino
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA, Kátia Aparecida. O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840
Issue Date: 2008
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoHistoriaSerie.pdfTCC410.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.