Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
Author: | Silva, Kátia Aparecida |
First Advisor: | Nunes, Leandro José |
First member of the Committee: | Almeida, Paulo Roberto de |
Second member of the Committee: | Peres, Maria Gisele |
Summary: | A educação brasileira ainda enfrenta muitos problemas que precisam ser pensados e solucionados. Assim, as análises construídas sobre a educação e os processos de ensino-aprendizagem devem ser objeto de interesse e estudo também dos professores, não apenas dos teóricos. Este trabalho procura pensar o ensino da disciplina de história na quarta série do ensino fundamental. O ato de pensar criticamente a prática é extremamente importante para aprimorar os procedimentos que adotamos. A sala de aula, com todos os desafios, problemas e soluções adotadas, é um rico campo de conhecimentos que não pode ser menosprezado pelo professor. É da reflexão crítica sobre as experiências vividas no cotidiano da prática que podem brotar os caminhos teóricos que, num movimento dialético, retornarão a esta mesma prática, corrigindo-a, aprimorando-a, indicando soluções e propondo novos desafios. Aqui, tomamos nossa experiência pessoal para pensar estas questões, partindo de uma reflexão sobre a educação escolarizada e seus ideários – dos pressupostos da chamada educação tradicional, passando pelos ideários escolanovistas, até nos determos naqueles do construtivismo, com os quais trabalhamos. Procuramos apresentar, também, a nossa prática real em sala de aula, com o intuito de mostrar que uma das possibilidades de enfrentar os desafios que se colocam para o ensino de história, notadamente aqueles que se relacionam com o desinteresse e incompreensão dos alunos sobre a importância da história em suas vidas, pode ser torná-los partícipes da dimensão prática da elaboração do conhecimento, não apenas meros expectadores passivos, receptores de informações distantes da sua realidade. |
Keywords: | Ensino de História Prática de ensino Ensino fundamental |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Kátia Aparecida. O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840 |
Date of defense: | 2008 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoHistoriaSerie.pdf | TCC | 410.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.