Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Kátia Aparecida-
dc.date.accessioned2017-06-12T19:41:46Z-
dc.date.available2017-06-12T19:41:46Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSILVA, Kátia Aparecida. O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Leandro José-
dc.contributor.referee1Almeida, Paulo Roberto de-
dc.contributor.referee2Peres, Maria Gisele-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira ainda enfrenta muitos problemas que precisam ser pensados e solucionados. Assim, as análises construídas sobre a educação e os processos de ensino-aprendizagem devem ser objeto de interesse e estudo também dos professores, não apenas dos teóricos. Este trabalho procura pensar o ensino da disciplina de história na quarta série do ensino fundamental. O ato de pensar criticamente a prática é extremamente importante para aprimorar os procedimentos que adotamos. A sala de aula, com todos os desafios, problemas e soluções adotadas, é um rico campo de conhecimentos que não pode ser menosprezado pelo professor. É da reflexão crítica sobre as experiências vividas no cotidiano da prática que podem brotar os caminhos teóricos que, num movimento dialético, retornarão a esta mesma prática, corrigindo-a, aprimorando-a, indicando soluções e propondo novos desafios. Aqui, tomamos nossa experiência pessoal para pensar estas questões, partindo de uma reflexão sobre a educação escolarizada e seus ideários – dos pressupostos da chamada educação tradicional, passando pelos ideários escolanovistas, até nos determos naqueles do construtivismo, com os quais trabalhamos. Procuramos apresentar, também, a nossa prática real em sala de aula, com o intuito de mostrar que uma das possibilidades de enfrentar os desafios que se colocam para o ensino de história, notadamente aqueles que se relacionam com o desinteresse e incompreensão dos alunos sobre a importância da história em suas vidas, pode ser torná-los partícipes da dimensão prática da elaboração do conhecimento, não apenas meros expectadores passivos, receptores de informações distantes da sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoHistoriaSerie.pdfTCC410.18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.