Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Kátia Aparecida | - |
| dc.date.accessioned | 2017-06-12T19:41:46Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-12T19:41:46Z | - |
| dc.date.issued | 2008 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Kátia Aparecida. O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18840 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | O ensino de história na 4ª série do ensino fundamental: desafios e perspectivas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nunes, Leandro José | - |
| dc.contributor.referee1 | Almeida, Paulo Roberto de | - |
| dc.contributor.referee2 | Peres, Maria Gisele | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A educação brasileira ainda enfrenta muitos problemas que precisam ser pensados e solucionados. Assim, as análises construídas sobre a educação e os processos de ensino-aprendizagem devem ser objeto de interesse e estudo também dos professores, não apenas dos teóricos. Este trabalho procura pensar o ensino da disciplina de história na quarta série do ensino fundamental. O ato de pensar criticamente a prática é extremamente importante para aprimorar os procedimentos que adotamos. A sala de aula, com todos os desafios, problemas e soluções adotadas, é um rico campo de conhecimentos que não pode ser menosprezado pelo professor. É da reflexão crítica sobre as experiências vividas no cotidiano da prática que podem brotar os caminhos teóricos que, num movimento dialético, retornarão a esta mesma prática, corrigindo-a, aprimorando-a, indicando soluções e propondo novos desafios. Aqui, tomamos nossa experiência pessoal para pensar estas questões, partindo de uma reflexão sobre a educação escolarizada e seus ideários – dos pressupostos da chamada educação tradicional, passando pelos ideários escolanovistas, até nos determos naqueles do construtivismo, com os quais trabalhamos. Procuramos apresentar, também, a nossa prática real em sala de aula, com o intuito de mostrar que uma das possibilidades de enfrentar os desafios que se colocam para o ensino de história, notadamente aqueles que se relacionam com o desinteresse e incompreensão dos alunos sobre a importância da história em suas vidas, pode ser torná-los partícipes da dimensão prática da elaboração do conhecimento, não apenas meros expectadores passivos, receptores de informações distantes da sua realidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 64 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoHistoriaSerie.pdf | TCC | 410.18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
