Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18784
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Escrever para (não) morrer em teoria geral do esquecimento, De José Eduardo Agualusa
Autor(es): Gonçalves, Rosa Maria da Silva
Primeiro orientador: Carmo, Maria Suzana Moreira do
Primeiro membro da banca: Silva, Renata Flávia da
Segundo membro da banca: Camargo, Fábio Figueiredo
Resumo: Esta pesquisa salienta uma reflexão acerca do comportamento introvertido da personagem Ludovica Fernandes Mano, ou Ludo, protagonista do romance Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa, publicado em 2012. Desde o princípio, o romance desperta os olhares dos leitores com relação à memória pelo fato de a personagem, uma mulher portuguesa que passa a morar em Luanda, ter registrado sua história em diários e nas paredes de um apartamento, no início de 1975, ano da Independência de Angola, onde se autoenclausurou por quase trinta anos. No desenrolar da narrativa, surge um outro tema, decorrente do primeiro, que é o esquecimento. Percebe-se que a personagem procura afastar do quadro da vida as memórias que a atormentam. No entanto, ao enclausurar-se, ela convive com situações díspares. Uma delas, a primeira, conduz a jovem ao isolamento e ao desejo de esquecer e ser esquecida, ao passo que, na segunda, na apropriação da escrita, ela encontra refúgio e resistência quanto ao passado cruel e violento que a aflige. Desse exposto, o trajeto deste trabalho visa entrelaçar os pontos da memória que dialogam com o esquecimento para verificar se Ludo não estaria num jogo talvez de morte e renascimento, tentando proceder à reescrita de sua história.
Abstract: This research highlights a reflection about the introverted behavior of the character Ludovica Fernandes Mano, so-called Ludo, who is the protagonist of the novel A General Theory of Oblivion published in 2012 by José Eduardo Agualusa. From the very beginning, the novel awakens readers' attention regarding memory due to the fact of that the character, who is a Portuguese woman who moves to Luanda, recorded her story in some diaries so as on the walls of an apartment by the beginning 1975. In this year, Angola became independent and inside this apartment she has shut herself for almost thirty years. By the time the narrative elapses, another theme appears, which results from the first one, the forgetfulness. It can be noticed when the character tries to remove from her life the memories that torment her. However, by shutting herself, she faces disparate situations. The first one leads the young woman to isolation so as the desire of forgetting and being forgotten, while in the second one she finds refuge and resistance from the cruel and violent past that afflicts her by the writing appropriation. Thus, the purpose of this work is to intersect the points of the memory that dialogue with the forgetfulness to verify if Ludo was not in a death and rebirth game, trying to rewrite her story.
Palavras-chave: Literatura
Literatura angolana - História e crítica
Agualusa, José Eduardo, 1960-, Teoria geral do esquecimento - Crítica e interpretação
Memória
Esquecimento
Escrita
Lliterature
Memory
Forgetfulness
Writing
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: GONÇALVES, Rosa Maria da Silva. Escrever para (não) morrer em teoria geral do esquecimento, De José Eduardo Agualusa. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.564
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.564
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18784
Data de defesa: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscreverParaNao.pdfDissertação3.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.