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dc.creatorGonçalves, Rosa Maria da Silva-
dc.date.accessioned2017-05-31T13:43:16Z-
dc.date.available2017-05-31T13:43:16Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rosa Maria da Silva. Escrever para (não) morrer em teoria geral do esquecimento, De José Eduardo Agualusa. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.564pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18784-
dc.description.abstractThis research highlights a reflection about the introverted behavior of the character Ludovica Fernandes Mano, so-called Ludo, who is the protagonist of the novel A General Theory of Oblivion published in 2012 by José Eduardo Agualusa. From the very beginning, the novel awakens readers' attention regarding memory due to the fact of that the character, who is a Portuguese woman who moves to Luanda, recorded her story in some diaries so as on the walls of an apartment by the beginning 1975. In this year, Angola became independent and inside this apartment she has shut herself for almost thirty years. By the time the narrative elapses, another theme appears, which results from the first one, the forgetfulness. It can be noticed when the character tries to remove from her life the memories that torment her. However, by shutting herself, she faces disparate situations. The first one leads the young woman to isolation so as the desire of forgetting and being forgotten, while in the second one she finds refuge and resistance from the cruel and violent past that afflicts her by the writing appropriation. Thus, the purpose of this work is to intersect the points of the memory that dialogue with the forgetfulness to verify if Ludo was not in a death and rebirth game, trying to rewrite her story.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura angolana - História e críticapt_BR
dc.subjectAgualusa, José Eduardo, 1960-, Teoria geral do esquecimento - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLliteraturept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectForgetfulnesspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleEscrever para (não) morrer em teoria geral do esquecimento, De José Eduardo Agualusapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Suzana Moreira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735827T8pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Renata Flávia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761306Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Camargo, Fábio Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796468J6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4323887A1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa salienta uma reflexão acerca do comportamento introvertido da personagem Ludovica Fernandes Mano, ou Ludo, protagonista do romance Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa, publicado em 2012. Desde o princípio, o romance desperta os olhares dos leitores com relação à memória pelo fato de a personagem, uma mulher portuguesa que passa a morar em Luanda, ter registrado sua história em diários e nas paredes de um apartamento, no início de 1975, ano da Independência de Angola, onde se autoenclausurou por quase trinta anos. No desenrolar da narrativa, surge um outro tema, decorrente do primeiro, que é o esquecimento. Percebe-se que a personagem procura afastar do quadro da vida as memórias que a atormentam. No entanto, ao enclausurar-se, ela convive com situações díspares. Uma delas, a primeira, conduz a jovem ao isolamento e ao desejo de esquecer e ser esquecida, ao passo que, na segunda, na apropriação da escrita, ela encontra refúgio e resistência quanto ao passado cruel e violento que a aflige. Desse exposto, o trajeto deste trabalho visa entrelaçar os pontos da memória que dialogam com o esquecimento para verificar se Ludo não estaria num jogo talvez de morte e renascimento, tentando proceder à reescrita de sua história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.564pt_BR
dc.orcid.putcode81766004-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
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