Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais |
Autor: | Reis, Valéria Patrícia Martins dos |
Primer orientador: | Santos, Vanessa Matos dos |
Primer miembro de la banca: | Silva, Diva Souza |
Segundo miembro de la banca: | Valente, Vania Cristina Pires Nogueira |
Resumen: | O presente trabalho aborda a construção de um objeto de aprendizagem (OA) em forma de jogo relacionado a uma das áreas da Arte, as Artes Visuais e por meio do planejamento de um documento denominado Game Design Document (GDD). O GDD descreve todas as etapas para a elaboração de um jogo digital educativo (intitulado Narrativas conectadas no ensino de Artes Visuais) e está interligado aos conteúdos presentes em uma organização curricular da disciplina de Arte para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista o fato de que a pesquisa segue uma metodologia qualitativa e tem natureza exploratória, a produção do GDD pautou-se nas necessidades e sugestões dos alunos participantes. Finalmente, a pesquisa discute criticamente a relevância do jogo como forma de expressão, construção colaborativa e troca de conhecimento. Conclui-se que o jogo digital pode estimular o aluno a construir o seu conhecimento, visto que permite diferentes possibilidades de apreensão do conteúdo curricular da disciplina. Todas estas possibilidades entre o jogo, o lúdico e o ensino-aprendizagem são potencializadas quando o material é pensado não apenas para o aluno, mas com o próprio aluno ao se transformar em copartícipe do projeto. |
Abstract: | The present paper deals with the construction of a learning object (OA) in the form of a game related to one of the areas of Art, the Visual Arts, and by means of the planning of a document called Game Design Document (GDD). The GDD describes all the steps for an elaboration of a digital educational game (called Narratives connected to Visual Arts teaching) and is connected to contents present in a curricular organization of the discipline of Art for seventh grader students of Junio High School. Considering the fact that a research follows a qualitative and exploratory thematic methodology, a GDD production considering the needs and suggestions of participating students. Finally, the research discusses, in a critical way, the relevance of the game as a way of expression, collaborative construction, and exchange of knowledge. It is concluded that the digital game can stimulate the student to construct his/her knowledge, since it allows different possibilities of holding the curricular content of the discipline. All these possibilities: a game, a way of entertainment, and teaching-learning, are enhanced when the material is thought not only for the student, but with the student himself/herself when he/she becomes a partner in the project. |
Palabras clave: | Educação Jogos educativos Jogos eletrônicos Tecnologia educacional Artes Jogos digitais Objetos de aprendizagem Artes visuais Tecnologia e educação Digital games Learning objects Visual arts Technology and art |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Cita: | REIS, Valéria Patrícia Martins dos. Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768 |
Fecha de defensa: | 7-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JogoDigitalEducativo.pdf | Dissertação | 8.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.