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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Reis, Valéria Patrícia Martins dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T12:47:01Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T12:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-07 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Valéria Patrícia Martins dos. Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18768 | - |
dc.description.abstract | The present paper deals with the construction of a learning object (OA) in the form of a game related to one of the areas of Art, the Visual Arts, and by means of the planning of a document called Game Design Document (GDD). The GDD describes all the steps for an elaboration of a digital educational game (called Narratives connected to Visual Arts teaching) and is connected to contents present in a curricular organization of the discipline of Art for seventh grader students of Junio High School. Considering the fact that a research follows a qualitative and exploratory thematic methodology, a GDD production considering the needs and suggestions of participating students. Finally, the research discusses, in a critical way, the relevance of the game as a way of expression, collaborative construction, and exchange of knowledge. It is concluded that the digital game can stimulate the student to construct his/her knowledge, since it allows different possibilities of holding the curricular content of the discipline. All these possibilities: a game, a way of entertainment, and teaching-learning, are enhanced when the material is thought not only for the student, but with the student himself/herself when he/she becomes a partner in the project. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educação | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | Learning objects | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Technology and art | pt_BR |
dc.title | Jogo digital educativo: planejamento e construção de narrativas no ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vanessa Matos dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4143035P3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Diva Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788U6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valente, Vania Cristina Pires Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774704Y6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556247Z7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a construção de um objeto de aprendizagem (OA) em forma de jogo relacionado a uma das áreas da Arte, as Artes Visuais e por meio do planejamento de um documento denominado Game Design Document (GDD). O GDD descreve todas as etapas para a elaboração de um jogo digital educativo (intitulado Narrativas conectadas no ensino de Artes Visuais) e está interligado aos conteúdos presentes em uma organização curricular da disciplina de Arte para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista o fato de que a pesquisa segue uma metodologia qualitativa e tem natureza exploratória, a produção do GDD pautou-se nas necessidades e sugestões dos alunos participantes. Finalmente, a pesquisa discute criticamente a relevância do jogo como forma de expressão, construção colaborativa e troca de conhecimento. Conclui-se que o jogo digital pode estimular o aluno a construir o seu conhecimento, visto que permite diferentes possibilidades de apreensão do conteúdo curricular da disciplina. Todas estas possibilidades entre o jogo, o lúdico e o ensino-aprendizagem são potencializadas quando o material é pensado não apenas para o aluno, mas com o próprio aluno ao se transformar em copartícipe do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 122 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.253 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753920 | - |
dc.crossref.doibatchid | 89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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