Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18756
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A reestruturação do processo de trabalho na Prefeitura Municipal de Uberlândia: impactos “perversos” e resistência dos funcionários - (1980-1998)
metadata.dc.creator: Garcia, Marcus Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetiva a compreensão de alguns aspectos da realidade dos funcionários públicos lotados na Prefeitura Municipal de Uberlândia na década de 1980. Por se tratar de uma amplitude bastante elevada de funcionários públicos lotados nesta entidade - 10.000 pessoas -, optou-se por compreender alguns aspectos que se destacaram à medida em que se dialogava com as fontes: boletins do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - SINTRASP, jornais Correio, O Triângulo e O Município. O primeiro capítulo da monografia trata do processo de reestruturação do trabalho, envolvendo a implementação do Programa de Qualidade Total, bem como a mudança na jornada de trabalho dos funcionários da Prefeitura Municipal de Uberlândia, sem esquecer os problemas mais ardentes no mundo do trabalho, como o desemprego e a terceirização que refletem, negativamente, na vida dos trabalhadores municipais. O segundo capítulo analisa a resistência dos servidores públicos municipais realizada de forma “invisível” por intermédio dos atestados médicos, mas depois evidenciada pelo enfrentamento direto do funcionário Luciano de Freitas Machado e o resgate de uma das primeiras eleições para a Associação dos Servidores Públicos Municipais com a vitória da chapa dos funcionários em detrimento da chapa que representava os interesses do então prefeito, Zaire Rezende.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Trabalho
Prefeitura Municipal de Uberlândia
1980-1998
Resistência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: GARCIA, Marcus Alexandre. A reestruturação do processo de trabalho na Prefeitura Municipal de Uberlândia: impactos "perversos” e resistência dos funcionários - (1980–1998). 2000. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18756
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReestruturacaoProcessoTrabalho.pdfTCC4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.