Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18726
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Reestruturação no espaço fabril
metadata.dc.creator: Domingues, Maria Enilza Medeiros Dantas
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Hermetes Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem o objetivo de apontar alguns questionamentos acerca da utilização de novas tecnologias no espaço fabril, e dos impactos na indústria, na década de 90. Visa a divulgar os impactos provocados pelas reestruturações produtivas e industriais, bem como, as qualificações e desqualificações humanas que o uso de novas tecnologias exige. Esse uso implica em alterações profundas no processo produtivo com a introdução da automação robótica e, sobretudo, altera o comportamento e perfil do trabalhador. Para analisar este impacto escolheu-se a Souza Cruz como objeto de estudo de caso, por se tratar de uma empresa de grande porte, que vem investindo muito em modernização tecnológica, consequentemente em políticas administrativas, o que ocasiona reestruturação produtiva. Logo, em remanejamentos, treinamentos e demissões de funcionários. Para a análise do estudo de caso foi utilizada a documentação pertinente a inovações ocorridas na empresa Souza Cruz na década de 90 e discussões bibliográficas que se desenrolam no âmbito das ciências humanas, apontando, em geral, que grande parte das mudanças no processo produtivo, quer sejam ligadas a automação, robótica, gestões empresariais ou treinamentos, possuem um objetivo transparente: lucros para a empresa. O trabalho foi desenvolvido em dois capítulos, divididos de maneira a contextualizar, no Capítulo l, o cenário global em que se dá a inovação tecnológica e verificar quais são os seus impactos no espaço fabril, sem perder de vista a realidade em que a Souza Cruz e seus empregados estão inseridos. Bem como analisar, ainda que de forma generalizada, as transformações no mundo do trabalho. O Capítulo II trabalha com o estudo de caso da Souza Cruz, utilizando, num primeiro momento, as documentações sobre o histórico da empresa: o que produz, como produz, o perfil profissional dos seus funcionários. Num segundo momento foram realizadas entrevistas com funcionários sobre o uso de inovações tecnológicas e as mudanças percebidas por eles nos últimos dez anos.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Reestruturação
Souza Cruz
Uberlândia
Década de 90
Espaço fabril
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: DOMINGUES, Maria Enilza Medeiros Dantas. Reestruturação no espaço fabril. 2000. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18726
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReestruturacaoEspacoFabri.pdfTCC9.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.