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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18712| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Diálogos entre história e estética, Thomas Mann e os caminhos da arte em Morte em Veneza |
| Autor(es): | Maciel, Ivana Martins Rosa |
| Primeiro orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
| Primeiro membro da banca: | Ramos, Alcides Freire |
| Segundo membro da banca: | Cardoso, Maria Abadia |
| Resumo: | O objetivo deste estudo é realizar uma análise da novela Morte em Veneza de Thomas Mann a fim de compreender as representações de arte e de artista presentes nesta obra. Escrita às vésperas da Primeira Guerra Mundial, Morte em Veneza apresenta a temática da criação artística e da inquietante e instável situação do artista na sociedade das primeiras décadas do século XX a partir da oposição entre valores artísticos e valores burgueses. As temáticas do alheamento do artista, da vida de dedicação extenuante à criação artística e dos elementos que compõem esta criação aparecem em romances, novelas e contos iniciais de Mann e são retomadas na novela Morte em Veneza, cujo enredo narra a viagem do escritor alemão Gustav Von Aschenbach à Veneza, onde, ao ver um jovem de origem polonesa, se apaixona pela beleza do adolescente e a partir daí percorre um caminho rumo à autodestruição. Neste contexto, compõem o universo de criação, aspectos como a marginalidade do artista, o seu estranhamento diante da vida e a busca por um ideal de beleza que se articula diretamente com as noções de sacrifício, amor e morte. Considerando a influência da filosofia de Friedrich Nietzsche no pensamento e na obra de Mann, o presente trabalho pretende, também, compreender de que forma as representações apolíneas e dionisíacas apresentados em O nascimento da tragédia (1872) se relacionam e fundamentam este modelo de artista e de criação da obra de arte descritos na novela. |
| Palavras-chave: | História Literatura Alemanha Thomas Mann |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MACIEL, Ivana Martins Rosa. Diálogos entre história e estética, Thomas Mann e os caminhos da arte em Morte em Veneza. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18712 |
| Data de defesa: | 2010 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
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