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dc.creatorMaciel, Ivana Martins Rosa-
dc.date.accessioned2017-05-19T13:06:21Z-
dc.date.available2017-05-19T13:06:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMACIEL, Ivana Martins Rosa. Diálogos entre história e estética, Thomas Mann e os caminhos da arte em Morte em Veneza. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18712-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.subjectThomas Mannpt_BR
dc.titleDiálogos entre história e estética, Thomas Mann e os caminhos da arte em Morte em Venezapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Cardoso, Maria Abadia-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é realizar uma análise da novela Morte em Veneza de Thomas Mann a fim de compreender as representações de arte e de artista presentes nesta obra. Escrita às vésperas da Primeira Guerra Mundial, Morte em Veneza apresenta a temática da criação artística e da inquietante e instável situação do artista na sociedade das primeiras décadas do século XX a partir da oposição entre valores artísticos e valores burgueses. As temáticas do alheamento do artista, da vida de dedicação extenuante à criação artística e dos elementos que compõem esta criação aparecem em romances, novelas e contos iniciais de Mann e são retomadas na novela Morte em Veneza, cujo enredo narra a viagem do escritor alemão Gustav Von Aschenbach à Veneza, onde, ao ver um jovem de origem polonesa, se apaixona pela beleza do adolescente e a partir daí percorre um caminho rumo à autodestruição. Neste contexto, compõem o universo de criação, aspectos como a marginalidade do artista, o seu estranhamento diante da vida e a busca por um ideal de beleza que se articula diretamente com as noções de sacrifício, amor e morte. Considerando a influência da filosofia de Friedrich Nietzsche no pensamento e na obra de Mann, o presente trabalho pretende, também, compreender de que forma as representações apolíneas e dionisíacas apresentados em O nascimento da tragédia (1872) se relacionam e fundamentam este modelo de artista e de criação da obra de arte descritos na novela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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