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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18712
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Maciel, Ivana Martins Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T13:06:21Z | - |
dc.date.available | 2017-05-19T13:06:21Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Ivana Martins Rosa. Diálogos entre história e estética, Thomas Mann e os caminhos da arte em Morte em Veneza. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18712 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Alemanha | pt_BR |
dc.subject | Thomas Mann | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre história e estética, Thomas Mann e os caminhos da arte em Morte em Veneza | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Maria Abadia | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é realizar uma análise da novela Morte em Veneza de Thomas Mann a fim de compreender as representações de arte e de artista presentes nesta obra. Escrita às vésperas da Primeira Guerra Mundial, Morte em Veneza apresenta a temática da criação artística e da inquietante e instável situação do artista na sociedade das primeiras décadas do século XX a partir da oposição entre valores artísticos e valores burgueses. As temáticas do alheamento do artista, da vida de dedicação extenuante à criação artística e dos elementos que compõem esta criação aparecem em romances, novelas e contos iniciais de Mann e são retomadas na novela Morte em Veneza, cujo enredo narra a viagem do escritor alemão Gustav Von Aschenbach à Veneza, onde, ao ver um jovem de origem polonesa, se apaixona pela beleza do adolescente e a partir daí percorre um caminho rumo à autodestruição. Neste contexto, compõem o universo de criação, aspectos como a marginalidade do artista, o seu estranhamento diante da vida e a busca por um ideal de beleza que se articula diretamente com as noções de sacrifício, amor e morte. Considerando a influência da filosofia de Friedrich Nietzsche no pensamento e na obra de Mann, o presente trabalho pretende, também, compreender de que forma as representações apolíneas e dionisíacas apresentados em O nascimento da tragédia (1872) se relacionam e fundamentam este modelo de artista e de criação da obra de arte descritos na novela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 68 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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