Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18685
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Nascido para ser selvagem? Representações da contracultura no filme "Sem destino"
Autor(es): Souza, Lucian Ferreira de
Primeiro orientador: Spini, Ana Paula
Primeiro membro da banca: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
Segundo membro da banca: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Resumo: Esta monografia analisou o filme Sem Destino (1969) do diretor Dennis Hopper e sua relação com o movimento contra cultural americano na década de 60. Seu objetivo foi mostrar que o filme não manifesta-se à favor do movimento como pode ser encontrado em grande parte do material (críticas, sinopses) produzido sobre o filme. Para tanto, foi realizado um estudo envolvendo tanto as mudanças no cenário político-econômico-social americano no período pós-Segunda Guerra Mundial quanto as transformações na indústria hollywoodiana no mesmo período. O objetivo desses estudos foi compreender o contexto do qual os roteiristas Terry Southern, Dennis Hopper e Peter Fonda retiraram os elementos, críticas e idéias expostos em Sem Destino. Como conclusão, o trabalho mostra que as formações diversificadas dos roteiristas e suas diferentes experiências e contatos com a contracultura resultaram em um filme que não reconhece o movimento contra cultural como uma resposta para as questões políticas e sociais colocadas naquele momento pela sociedade americana. Southern, Hopper e Fonda apresentam em Sem Destino mais do que o preconceito da uma sociedade americana conservadora contra aqueles que viviam fora do american way o life, eles mostram como esse conservadorismo alia-se à falta de organização e sentido prático do movimento contra cultural para contribuir para um cenário de pessimismo e ceticismo frente aos projetos sociais em curso.
Palavras-chave: Sem Destino
Contracultura
Estados Unidos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Lucian Ferreira de. Nascido para ser selvagem? Representações da contracultura no filme "Sem destino". 2010. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18685
Data de defesa: 2010
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NascidoSelvagemRepresentações.pdfTCC328.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.