Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Lucian Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-05-18T13:41:12Z-
dc.date.available2017-05-18T13:41:12Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucian Ferreira de. Nascido para ser selvagem? Representações da contracultura no filme "Sem destino". 2010. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18685-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSem Destinopt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.titleNascido para ser selvagem? Representações da contracultura no filme "Sem destino"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.referee2Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia analisou o filme Sem Destino (1969) do diretor Dennis Hopper e sua relação com o movimento contra cultural americano na década de 60. Seu objetivo foi mostrar que o filme não manifesta-se à favor do movimento como pode ser encontrado em grande parte do material (críticas, sinopses) produzido sobre o filme. Para tanto, foi realizado um estudo envolvendo tanto as mudanças no cenário político-econômico-social americano no período pós-Segunda Guerra Mundial quanto as transformações na indústria hollywoodiana no mesmo período. O objetivo desses estudos foi compreender o contexto do qual os roteiristas Terry Southern, Dennis Hopper e Peter Fonda retiraram os elementos, críticas e idéias expostos em Sem Destino. Como conclusão, o trabalho mostra que as formações diversificadas dos roteiristas e suas diferentes experiências e contatos com a contracultura resultaram em um filme que não reconhece o movimento contra cultural como uma resposta para as questões políticas e sociais colocadas naquele momento pela sociedade americana. Southern, Hopper e Fonda apresentam em Sem Destino mais do que o preconceito da uma sociedade americana conservadora contra aqueles que viviam fora do american way o life, eles mostram como esse conservadorismo alia-se à falta de organização e sentido prático do movimento contra cultural para contribuir para um cenário de pessimismo e ceticismo frente aos projetos sociais em curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NascidoSelvagemRepresentações.pdfTCC328.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.