Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18685
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Lucian Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-18T13:41:12Z | - |
dc.date.available | 2017-05-18T13:41:12Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lucian Ferreira de. Nascido para ser selvagem? Representações da contracultura no filme "Sem destino". 2010. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18685 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sem Destino | pt_BR |
dc.subject | Contracultura | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.title | Nascido para ser selvagem? Representações da contracultura no filme "Sem destino" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo | - |
dc.contributor.referee2 | Barros, Carla Miucci Ferraresi de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia analisou o filme Sem Destino (1969) do diretor Dennis Hopper e sua relação com o movimento contra cultural americano na década de 60. Seu objetivo foi mostrar que o filme não manifesta-se à favor do movimento como pode ser encontrado em grande parte do material (críticas, sinopses) produzido sobre o filme. Para tanto, foi realizado um estudo envolvendo tanto as mudanças no cenário político-econômico-social americano no período pós-Segunda Guerra Mundial quanto as transformações na indústria hollywoodiana no mesmo período. O objetivo desses estudos foi compreender o contexto do qual os roteiristas Terry Southern, Dennis Hopper e Peter Fonda retiraram os elementos, críticas e idéias expostos em Sem Destino. Como conclusão, o trabalho mostra que as formações diversificadas dos roteiristas e suas diferentes experiências e contatos com a contracultura resultaram em um filme que não reconhece o movimento contra cultural como uma resposta para as questões políticas e sociais colocadas naquele momento pela sociedade americana. Southern, Hopper e Fonda apresentam em Sem Destino mais do que o preconceito da uma sociedade americana conservadora contra aqueles que viviam fora do american way o life, eles mostram como esse conservadorismo alia-se à falta de organização e sentido prático do movimento contra cultural para contribuir para um cenário de pessimismo e ceticismo frente aos projetos sociais em curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NascidoSelvagemRepresentações.pdf | TCC | 328.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.