Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18674
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A encenação de "O rei da vela" (Oswald de Andrade) pelo grupo Oficina em 1967: marco historiográfico do debate tropicalista no Brasil contemporâneo
metadata.dc.creator: Barbosa, Kátia Eliane
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Arantes, Luis Humberto
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o movimento tropicalista no Brasil e suas contribuições no âmbito da História da Cultura. A análise tem como objeto de estudo a peça teatral "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, encenada pelo grupo de teatro Oficina no ano de 1967. Optou-se por um enfoque cultural, sem deixar de dar a devida importância aos aspectos políticos, econômicos, sociais e estéticos que fazem parte do recorte historiográfico escolhido. Como nenhum documento pode ser pensado fora de seu contexto histórico, por meio da peça procurou-se mostrar a historicidade do texto teatral e evidenciar o processo histórico presente no debate estético. É notório que sua encenação é um marco para o teatro brasileiro do ponto de vista estético, do ponto de vista cênico, do ponto de vista político, e no que se refere à linguagem teatral. Ao lado de "Terra em Transe", filme de Glauber Rocha, das músicas de Caetano, Gil, Tom Zé, dos Mutantes, e outros a que se fará referência no decorrer dos capítulos, além da concepção de arte desenvolvida por Oiticica a partir de Tropicália, sua encenação é referencial para se pensar o movimento tropicalista, e como o teatro, num período de grande efervescência contribuiu para o debate político, estético e cultural, dialogando diretamente com o momento histórico.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Teatro
Tropicalismo
Brasil contemporâneo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: BARBOSA, Kátia Eliane. A encenação de "O rei da vela" (Oswald de Andrade) pelo grupo Oficina em 1967: marco historiográfico do debate tropicalista no Brasil contemporâneo. 2000. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18674
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EncenacaoReiVela.pdfTCC11.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.