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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18674
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barbosa, Kátia Eliane | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-18T11:31:52Z | - |
dc.date.available | 2017-05-18T11:31:52Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Kátia Eliane. A encenação de "O rei da vela" (Oswald de Andrade) pelo grupo Oficina em 1967: marco historiográfico do debate tropicalista no Brasil contemporâneo. 2000. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18674 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Tropicalismo | pt_BR |
dc.subject | Brasil contemporâneo | pt_BR |
dc.title | A encenação de "O rei da vela" (Oswald de Andrade) pelo grupo Oficina em 1967: marco historiográfico do debate tropicalista no Brasil contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee2 | Arantes, Luiz Humberto Martins | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o movimento tropicalista no Brasil e suas contribuições no âmbito da História da Cultura. A análise tem como objeto de estudo a peça teatral "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, encenada pelo grupo de teatro Oficina no ano de 1967. Optou-se por um enfoque cultural, sem deixar de dar a devida importância aos aspectos políticos, econômicos, sociais e estéticos que fazem parte do recorte historiográfico escolhido. Como nenhum documento pode ser pensado fora de seu contexto histórico, por meio da peça procurou-se mostrar a historicidade do texto teatral e evidenciar o processo histórico presente no debate estético. É notório que sua encenação é um marco para o teatro brasileiro do ponto de vista estético, do ponto de vista cênico, do ponto de vista político, e no que se refere à linguagem teatral. Ao lado de "Terra em Transe", filme de Glauber Rocha, das músicas de Caetano, Gil, Tom Zé, dos Mutantes, e outros a que se fará referência no decorrer dos capítulos, além da concepção de arte desenvolvida por Oiticica a partir de Tropicália, sua encenação é referencial para se pensar o movimento tropicalista, e como o teatro, num período de grande efervescência contribuiu para o debate político, estético e cultural, dialogando diretamente com o momento histórico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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