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dc.creatorBarbosa, Kátia Eliane-
dc.date.accessioned2017-05-18T11:31:52Z-
dc.date.available2017-05-18T11:31:52Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationBARBOSA, Kátia Eliane. A encenação de "O rei da vela" (Oswald de Andrade) pelo grupo Oficina em 1967: marco historiográfico do debate tropicalista no Brasil contemporâneo. 2000. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18674-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTropicalismopt_BR
dc.subjectBrasil contemporâneopt_BR
dc.titleA encenação de "O rei da vela" (Oswald de Andrade) pelo grupo Oficina em 1967: marco historiográfico do debate tropicalista no Brasil contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o movimento tropicalista no Brasil e suas contribuições no âmbito da História da Cultura. A análise tem como objeto de estudo a peça teatral "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, encenada pelo grupo de teatro Oficina no ano de 1967. Optou-se por um enfoque cultural, sem deixar de dar a devida importância aos aspectos políticos, econômicos, sociais e estéticos que fazem parte do recorte historiográfico escolhido. Como nenhum documento pode ser pensado fora de seu contexto histórico, por meio da peça procurou-se mostrar a historicidade do texto teatral e evidenciar o processo histórico presente no debate estético. É notório que sua encenação é um marco para o teatro brasileiro do ponto de vista estético, do ponto de vista cênico, do ponto de vista político, e no que se refere à linguagem teatral. Ao lado de "Terra em Transe", filme de Glauber Rocha, das músicas de Caetano, Gil, Tom Zé, dos Mutantes, e outros a que se fará referência no decorrer dos capítulos, além da concepção de arte desenvolvida por Oiticica a partir de Tropicália, sua encenação é referencial para se pensar o movimento tropicalista, e como o teatro, num período de grande efervescência contribuiu para o debate político, estético e cultural, dialogando diretamente com o momento histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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