Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18632
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Violência de gênero: família e crimes contra os costumes em Uberabinha - 1900/1940
metadata.dc.creator: Castro, Ana Paula Cantelli
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Vera Lúcia Puga de
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Maria Clara Tomaz
metadata.dc.contributor.referee2: Simonini, Gizelda Costa da Silva
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho consiste em desvendar alguns aspectos da violência doméstica ocorrida em Uberlândia no início do século XX. Buscou-se compreender, por meio de alguns casos ocorridos nesta cidade, um pouco sobre como as instâncias reguladoras trataram desses problemas. E, também, como as questões de gênero e poder interferiram nas falas de juristas, vítimas, testemunhas, advogados, promotores, por meio dos casos levados a público e à justiça, nos quais os agressores eram do círculo familiar das vítimas. Para analisar os discursos presentes nos processos, este trabalho se divide em três capítulos: no primeiro capítulo, faz-se um pequeno balanço das discussões atuais sobre a violência, relações de poder e família. O segundo capítulo enfatiza a educação no interior do lar. Os manuais de educação, as formas de imposição de papéis sexistas, todos elementos constitutivos de distribuição de poderes, sempre tentando articular com os projetos sociais, que permeavam a sociedade no início do século, como modelos de família para o bem estar - "ordem e progresso" - da sociedade. O terceiro capítulo demonstra como esses modelos pretendidos fogem ao cotidiano concreto de uma cidade que sempre fez questão de se vangloriar por possuir uma "gente laboriosa e progressista por natureza". O cotidiano de alguns sujeitos constitutivos dessa sociedade fugiam a esses pressupostos, mesmo se tratando de elementos das elites progressistas da cidade. Um desses sujeitos foi o Sr. Aristides. Por meio da análise do processo crime, no qual ele foi acusado de deflorar suas duas filhas, será possível enxergar muitos dos elementos discutidos nos dois primeiros capítulos.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU
Keywords: Família
Violência
Gênero
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: CASTRO, Ana Paula Cantelli. Violência de gênero: família e crimes contra os costumes em Uberabinha - 1900/1940. 2000. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18632
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ViolenciaGeneroFamilia.pdfTCC9.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.