Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18630
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Poética dos gestos: o Ballet e a corte em Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier
metadata.dc.creator: Couto, Clara Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Luz, Guilherme Amaral
metadata.dc.contributor.referee1: Côrtes, Mariana Magalhães Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Abreu, Jean Luiz Neves
metadata.dc.description.resumo: Em 1682, o jesuíta francês Claude-François Ménestrier publica o tratado Des ballets anciens et modernes, selon les règles du théâtre, no qual propõe fazer uma síntese das regras da prática do teatro para os ballets a partir da comparação entre as composições e os preceitos antigos e modernos. A obra vem efetivamente sistematizar uma concepção de dança e de ballet de corte, as regras que orientam sua composição como divertimento honesto e a justa maneira de se representar as “paixões da alma”. A partir deste tratado seiscentista, considerado o primeiro sobre os ballets, propõe-se mapear o uso do ballet e os seus preceitos na sociedade de corte (sobretudo francesa) do século XVII, com vistas a compreender sua estrutura, as relações simbólicas e, principalmente, a função política que o gênero desempenha no Antigo regime. O ballet, assim como as categorias de “divertimento” e “espetáculo” de corte, é aqui entendido como peça de representação do poder na medida em que se compõe como alegoria da harmonia cósmica e política, o que colabora para a reafirmação da ordem hierárquica e dos pactos políticos que se estabelecem entre a realeza e seus súditos.
Keywords: Ballet de Corte
Ménestrier
Sociedade de Corte
Alegoria
Harmonia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: COUTO, Clara Rodrigues. Poética dos gestos: o Ballet e a corte em Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18630
Issue Date: 2010
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PoéticaGestosBallet.pdfTCC808.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.