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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18630
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Couto, Clara Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-15T19:22:04Z | - |
dc.date.available | 2017-05-15T19:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | COUTO, Clara Rodrigues. Poética dos gestos: o Ballet e a corte em Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier. 2010. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18630 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ballet de Corte | pt_BR |
dc.subject | Ménestrier | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de Corte | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.subject | Harmonia | pt_BR |
dc.title | Poética dos gestos: o Ballet e a corte em Des ballets anciens et modernes selon les règles du théâtre (1682), de Ménestrier | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Luz, Guilherme Amaral | - |
dc.contributor.referee1 | Côrtes, Mariana Magalhães Pinto | - |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Jean Luiz Neves | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Em 1682, o jesuíta francês Claude-François Ménestrier publica o tratado Des ballets anciens et modernes, selon les règles du théâtre, no qual propõe fazer uma síntese das regras da prática do teatro para os ballets a partir da comparação entre as composições e os preceitos antigos e modernos. A obra vem efetivamente sistematizar uma concepção de dança e de ballet de corte, as regras que orientam sua composição como divertimento honesto e a justa maneira de se representar as “paixões da alma”. A partir deste tratado seiscentista, considerado o primeiro sobre os ballets, propõe-se mapear o uso do ballet e os seus preceitos na sociedade de corte (sobretudo francesa) do século XVII, com vistas a compreender sua estrutura, as relações simbólicas e, principalmente, a função política que o gênero desempenha no Antigo regime. O ballet, assim como as categorias de “divertimento” e “espetáculo” de corte, é aqui entendido como peça de representação do poder na medida em que se compõe como alegoria da harmonia cósmica e política, o que colabora para a reafirmação da ordem hierárquica e dos pactos políticos que se estabelecem entre a realeza e seus súditos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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