Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18570
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A imagem da criança na propaganda brasileira da década de 1950
metadata.dc.creator: Barbosa, Amélia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Dângelo, Newton
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Ana Beatriz Mugnatto
metadata.dc.contributor.referee2: Piva, Fabio
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objeto central de investigação o mundo infantil dentro do contexto da sociedade de massa no Brasil, através da análise dos anúncios publicitários da década de 50, veiculados na revista O Cruzeiro, que expõem as necessidades criadas para a criança, e a imagem que dela é criada pela publicidade e quais as funções sociais, econômicas, políticas e culturais que lhe são dadas. No momento em que o país está mergulhado em uma política nacionalista, a pesquisa questiona qual o papel destinado à criança na tarefa de que estava imbuída toda a nação: construir um Brasil moderno. Tendo em vista as particularidades do processo industrial brasileiro e a inserção do país no capitalismo mundial a pesquisa busca compreender o desenvolvimento da comunicação e da cultura de massa por meio de discussões de conceitos como indústria cultural e comunicação de massa. São conceitos contemporâneos amplamente discutidos desde o início do século XX pela filosofia, história, sociologia e economia. A propaganda também é alvo de análise, tanto em relação a sua história e desenvolvimento no Brasil desde a introdução da imprensa, quanto no seu aspecto econômico, social e simbólico através de um diálogo com outras áreas do conhecimento, entre elas a antropologia. É tratada ainda a perspectiva da modernidade sobre a infância que na transição da Idade Média para a Moderna resultou em transformações nas relações sociais ocorrendo uma valorização da mesma. A modernidade inventa para a criança um mundo só seu, uma atitude particular, cuidados especiais que a ela devem ser dedicados.
Notes: Resumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Criança
Modernização
Comunicação de massa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: BARBOSA, Amélia Aparecida. A imagem da criança na propaganda brasileira da década de 1950. 2005. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18570
Issue Date: 2005
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagemCriançaPropaganda.pdfTCC629.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.