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dc.creatorBarbosa, Amélia Aparecida-
dc.date.accessioned2017-05-10T17:53:28Z-
dc.date.available2017-05-10T17:53:28Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBARBOSA, Amélia Aparecida. A imagem da criança na propaganda brasileira da década de 1950. 2005. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18570-
dc.descriptionResumo criado pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectModernizaçãopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.titleA imagem da criança na propaganda brasileira da década de 1950pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dângelo, Newton-
dc.contributor.referee1Pacheco, Ana Beatriz Mugnatto-
dc.contributor.referee2Pacheco, Fábio Piva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto central de investigação o mundo infantil dentro do contexto da sociedade de massa no Brasil, através da análise dos anúncios publicitários da década de 50, veiculados na revista O Cruzeiro, que expõem as necessidades criadas para a criança, e a imagem que dela é criada pela publicidade e quais as funções sociais, econômicas, políticas e culturais que lhe são dadas. No momento em que o país está mergulhado em uma política nacionalista, a pesquisa questiona qual o papel destinado à criança na tarefa de que estava imbuída toda a nação: construir um Brasil moderno. Tendo em vista as particularidades do processo industrial brasileiro e a inserção do país no capitalismo mundial a pesquisa busca compreender o desenvolvimento da comunicação e da cultura de massa por meio de discussões de conceitos como indústria cultural e comunicação de massa. São conceitos contemporâneos amplamente discutidos desde o início do século XX pela filosofia, história, sociologia e economia. A propaganda também é alvo de análise, tanto em relação a sua história e desenvolvimento no Brasil desde a introdução da imprensa, quanto no seu aspecto econômico, social e simbólico através de um diálogo com outras áreas do conhecimento, entre elas a antropologia. É tratada ainda a perspectiva da modernidade sobre a infância que na transição da Idade Média para a Moderna resultou em transformações nas relações sociais ocorrendo uma valorização da mesma. A modernidade inventa para a criança um mundo só seu, uma atitude particular, cuidados especiais que a ela devem ser dedicados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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