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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Pra soletrar a liberdade na cartilha do ABC”: o MST vincula educação à questão agrária como uma das condições necessárias para a transformação social
Autor(es): Silva, Daniela Alves da
Primeiro orientador: Freitas, Sheille Soares de
Primeiro membro da banca: Reis, Maucia Vieira dos
Segundo membro da banca: Miranda, Luciana Lilian de
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a luta do MST em torno da educação e seu trabalho pela construção de um novo paradigma educacional, voltado para a realidade rural. Buscou-se compreender melhor as relações produzidas pelo MST, discutindo-se alguns de seus pressupostos ideológicos, levando-se em conta a sua mística e sua visão de que a reforma agrária e a educação são instrumentos indissociáveis e fundamentais para libertar a classe trabalhadora da exploração a que está submetida, buscando formar sujeitos críticos, históricos e seguros dos direitos pelos quais lutam. Nesta perspectiva, a escola é mais um dos lugares onde nos educamos. A educação é um conjunto de processos formadores que passam pelo trabalho, pela família, pelo movimento social, pela vivência cotidiana. A construção de uma identidade coletiva, presente no processo educativo do MST, situa a educação como um processo de transformação humana de emancipação, que mobiliza e inspira lutas pela terra, pelos direitos, por uma sociedade mais justa e igualitária. O MST propõe, através de seu projeto pedagógico, a vinculação da educação com as grandes questões humanas, como cidadania, esperança, justiça, cooperação, partindo das práticas já existentes e projetando novas possibilidades. Proponho-me a analisar e refletir esse projeto abordando seus conflitos, crenças e influências no meio educacional.
Palavras-chave: Educação
Movimentos social
Reforma agrária
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Daniela Alves da. “Pra soletrar a liberdade na cartilha do ABC”: o MST vincula educação à questão agrária como uma das condições necessárias para a transformação social. 2005. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18556
Data de defesa: 2005
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