Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Daniela Alves da-
dc.date.accessioned2017-05-10T16:45:13Z-
dc.date.available2017-05-10T16:45:13Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Alves da. “Pra soletrar a liberdade na cartilha do ABC”: o MST vincula educação à questão agrária como uma das condições necessárias para a transformação social. 2005. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18556-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMovimentos socialpt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.title“Pra soletrar a liberdade na cartilha do ABC”: o MST vincula educação à questão agrária como uma das condições necessárias para a transformação socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Sheille Soares de-
dc.contributor.referee1Reis, Maucia Vieira dos-
dc.contributor.referee2Miranda, Luciana Lilian de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender a luta do MST em torno da educação e seu trabalho pela construção de um novo paradigma educacional, voltado para a realidade rural. Buscou-se compreender melhor as relações produzidas pelo MST, discutindo-se alguns de seus pressupostos ideológicos, levando-se em conta a sua mística e sua visão de que a reforma agrária e a educação são instrumentos indissociáveis e fundamentais para libertar a classe trabalhadora da exploração a que está submetida, buscando formar sujeitos críticos, históricos e seguros dos direitos pelos quais lutam. Nesta perspectiva, a escola é mais um dos lugares onde nos educamos. A educação é um conjunto de processos formadores que passam pelo trabalho, pela família, pelo movimento social, pela vivência cotidiana. A construção de uma identidade coletiva, presente no processo educativo do MST, situa a educação como um processo de transformação humana de emancipação, que mobiliza e inspira lutas pela terra, pelos direitos, por uma sociedade mais justa e igualitária. O MST propõe, através de seu projeto pedagógico, a vinculação da educação com as grandes questões humanas, como cidadania, esperança, justiça, cooperação, partindo das práticas já existentes e projetando novas possibilidades. Proponho-me a analisar e refletir esse projeto abordando seus conflitos, crenças e influências no meio educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SoletrarLiberdadeCartilha.pdfTCC2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.