Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18556
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Daniela Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T16:45:13Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T16:45:13Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela Alves da. “Pra soletrar a liberdade na cartilha do ABC”: o MST vincula educação à questão agrária como uma das condições necessárias para a transformação social. 2005. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18556 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Movimentos social | pt_BR |
dc.subject | Reforma agrária | pt_BR |
dc.title | “Pra soletrar a liberdade na cartilha do ABC”: o MST vincula educação à questão agrária como uma das condições necessárias para a transformação social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Sheille Soares de | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Maucia Vieira dos | - |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Luciana Lilian de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca compreender a luta do MST em torno da educação e seu trabalho pela construção de um novo paradigma educacional, voltado para a realidade rural. Buscou-se compreender melhor as relações produzidas pelo MST, discutindo-se alguns de seus pressupostos ideológicos, levando-se em conta a sua mística e sua visão de que a reforma agrária e a educação são instrumentos indissociáveis e fundamentais para libertar a classe trabalhadora da exploração a que está submetida, buscando formar sujeitos críticos, históricos e seguros dos direitos pelos quais lutam. Nesta perspectiva, a escola é mais um dos lugares onde nos educamos. A educação é um conjunto de processos formadores que passam pelo trabalho, pela família, pelo movimento social, pela vivência cotidiana. A construção de uma identidade coletiva, presente no processo educativo do MST, situa a educação como um processo de transformação humana de emancipação, que mobiliza e inspira lutas pela terra, pelos direitos, por uma sociedade mais justa e igualitária. O MST propõe, através de seu projeto pedagógico, a vinculação da educação com as grandes questões humanas, como cidadania, esperança, justiça, cooperação, partindo das práticas já existentes e projetando novas possibilidades. Proponho-me a analisar e refletir esse projeto abordando seus conflitos, crenças e influências no meio educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 74 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SoletrarLiberdadeCartilha.pdf | TCC | 2.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.