Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18529
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A memória histórica do abolicionismo vista através do filme Sinhá Moça
metadata.dc.creator: Marques, Alessandra Garcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Kátia de Souza
metadata.dc.description.resumo: A monografia partiu da leitura da obra Cinema e História do Brasil que, entre outras discussões, sugere um elenco de filmes a serem utilizados no ensino e na pesquisa histórica como notadamente, a inserção maior do vídeo cassete na prática pedagógica dos professores que atuam no ensino de 1 º e 2° graus - muito embora este fenômeno tenha ocorrido igualmente nas instituições universitárias. Neste sentido, a pesquisa acerca do tema da memória histórica do abolicionismo vista a partir do filme “Sinhá Moça” tem como objetivo oferecer uma contribuição ao debate relativo às iniciativas de inovação na educação e inclusão do professor na elaboração do material didático. Ao analisar o filme pretende-se fazer um levantamento dos principais temas "históricos" que o filme apresenta: "movimento abolicionista", "a abolição da escravidão". "rebelião de escravos", "o papel da Igreja Católica no processo de abolição" e, ainda, "a participação do exército na abolição". Para isso foi utilizada uma bibliografia especializada acerca dos temas ''cinema e história" na medida em que o objeto desta pesquisa é um filme e, ainda, "memória histórica", sempre tentando mostrar a presença da memória histórica no filme, constatando, sobretudo, a aceitação de uma dada interpretação, a que define o "13 de maio de 1888" como marco de ruptura que separa dois tempos (tempo da escravidão/tempo da liberdade), que confere aos homens brancos, urbanos, profissionais liberais - responsáveis pela tarefa de dar racionalidade à "causa" - o papel de sujeitos do movimento abolicionista que culminaria, por fim, no "fato" abolição da escravidão.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Memória
Abolicionismo
1888
Sinhá Moça
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MARQUES, Alessandra Garcia. A memória histórica do abolicionismo vista através do filme Sinhá Moça. 1994. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1994.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18529
Issue Date: 1994
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemóriaHistóriaAbolicionismo.pdfTCC2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.