Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18520
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Os cegos em Uberlândia
metadata.dc.creator: Lima, Ilvaro Evangelista
metadata.dc.contributor.advisor1: Balbino, Carmem Lúcia Figueira
metadata.dc.description.resumo: O deficiente visual, assim como qualquer deficiente, sempre esteve à margem da sociedade. Numa sociedade que visa lucro, aqueles que não se enquadram no "rebanho sadio", são excluídos do processo de trabalho, cultura, lazer, etc., o que provoca nestes deficientes um sentimento de invalidez e inutilidade. Em Uberlândia, a falta de integração do deficien¬te, e em particular do deficiente visual, se deve também ao fato de não existir nenhuma escola ou entidade capaz de proporcionar aos cegos uma atividade educacional que lhes permita o desenvol¬vimento psicomotor e intelectual, para que os mesmos possam se inserir no meio social como um indivíduo comum, com desejos e necessidades como qualquer outra pessoa; se inserir também no mer¬cado de trabalho, se não ao mesmo nível de igualdade, mas que pelo menos reduza essa disparidade existente entre o cego e uma pessoa vidente. Diante desta realidade, o trabalho busca resgatar a condição humana de um grupo que se encontra à margem da sociedade, e infelizmente ainda não é reconhecido como pessoa humana na sua plenitude. Será discutida a realidade atual do deficiente visual em Uberlândia. Quantos são, como vivem, quais são suas perspectivas de vida. A discriminação e a rejeição do deficiente no mercado de trabalho, acesso ao esporte, lazer e cultura. Com relação à profissionalização, busca-se expor quais são as expectativas do deficiente visual, diante do problema de rejeição no mercado de trabalho e as dificuldades de acesso às áreas do conhecimento, levando em consideração que a cidade praticamente não possui nenhuma infraestrutura que possa viabilizar uma melhoria nas suas condições de vida. Diante da problemática dos cegos em Uberlândia a monografia analisará a condição de submissão em que se encontram perante a sociedade, que lhes impõe, delimita e controla seu es¬paço.
Notes: Nota: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Deficiente visual
Integração
Uberlândia
Atualidade
Sociedade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: LIMA, Ilvaro Evangelista. Os cegos em Uberlândia. 1990. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1990.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18520
Issue Date: 1990
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CegosUberlândiaIlvaro.pdfTCC1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.