Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18502
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: "A gente quer é ser um cidadão": trajetória do movimento institucional das pessoas com deficiência e a luta das pessoas cegas pelo direito à informação no Brasil
metadata.dc.creator: Almeida, Késia Pontes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Dilma Andrade de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Leandro José
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Gisélia Maria
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva analisar as diversas faces do processo de inclusão no Brasil. Para isso, traça um vasto panorama histórico, das primeiras iniciativas de inclusão na Europa até as políticas mais efetivas, nos dias atuais. Em primeiro lugar, faz-se uma análise do Estado, sua relação com a sociedade civil, o impacto das políticas públicas na sociedade, pensando o Brasil a partir da constituição de 1988 e o papel das organizações de pessoas com deficiência. Em um segundo momento, analisa-se o papel da sociedade civil no processo de construção da cidadania, enfocando os sujeitos com deficiência visual, mostrando que estes indivíduos são sujeitos de seu tempo. São tratados os seguintes problemas centrais: a) as relações entre Estado e sociedade civil, focando as tramas específicas das políticas voltadas às pessoas com deficiência visual, no que se referem às leis, políticas, projetos e atendimentos a estas pessoas nos diversos espaços sociais; b) a análise dos limites de atuação estatal e onde entram as organizações da sociedade civil na pressão pela implementação destas leis, procurando garantir a acessibilidade aos indivíduos com deficiência nos vários campos de suas vidas. Como estudo de casos trata-se do processo de luta pela implementação da Audiodescrição no Brasil. Além de uma bibliografia específica, as fontes utilizadas são Ieis, decretos e documentos diversos de organizações da sociedade civil.
Keywords: Estado
Organizações
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: ALMEIDA, Késia Pontes de. "A gente quer é ser um cidadão": trajetória do movimento institucional das pessoas com deficiência e a luta das pessoas cegas pelo direito à informação no Brasil. 2011. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18502
Issue Date: 2011
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrajetóriaMovimentoInstitucional.pdfTCC20.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.