Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18494
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cinema e história: um estudo da redemocratização brasileira a partir do filme Céu aberto (1985), de João Batista de Andrade
metadata.dc.creator: Dias, Rodrigo Francisco
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Alcides Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Rosangela Patriota
metadata.dc.contributor.referee2: Voigt, André Fabiano
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se ocupa das relações entre Cinema e História, particularmente no que se refere ao gênero do Cinema Documentário. O nosso objeto de pesquisa é o filme Céu Aberto (1985), dirigido pelo cineasta brasileiro João Batista de Andrade. O referido documentário é tomado como um documento histórico instigante sobre a recente história do Brasil, sobretudo no que diz respeito ao processo da redemocratização brasileira, processo que deu fim às mais de duas décadas de Ditadura Militar. Partindo dos pressupostos teóricos e metodológicos de autores como Peter Burke, Rosangela Patriota, Johan Huizinga, Jacob Burckhardt, Alcides Freire Ramos, Marc Ferro, Fernão Pessoa Ramos e Jean-Claude Bernardet, a presente monografia analisa o filme tendo em vista o seu diretor, a sua linguagem e o seu contexto histórico. Neste sentido, a vida e a obra do cineasta João Batista de Andrade são analisadas de modo a salientar a sua atuação artística e política durante o recente processo histórico brasileiro. A ligação do cinema com a política será, portanto, tomada como uma das bases do seu cinema. No que diz respeito à linguagem documentária de Céu Aberto, todas as sequências do filme são analisadas do ponto de vista estético, destacando seus procedimentos formais, tais como o corte brusco, a montagem, a câmera na mão, o ponto de vista crítico, a busca pela reflexão, o diálogo com a linguagem do jornalismo televisivo e a dramaturgia de intervenção adotada pelo documentarista. A partir de informações sobre o autor e sobre a estética da obra, este trabalho insere Céu Aberto no seu contexto histórico de produção, por meio de uma reflexão sobre a recepção do filme pela crítica especializada na época de seu lançamento, bem como do diálogo entre as temáticas presentes no filme e os debates que estavam acontecendo durante o período de produção da película. Tal exercício de contextualização é realizado com a finalidade de desvelar a presença, no filme, de questões referentes à História do Brasil e à Cultura Política do nosso país. Posto isso, o presente trabalho procura contribuir para as discussões teóricas e metodológicas sobre a relação entre Cinema Documentário e História.
Keywords: Cinema documentário e história
João Batista de Andrade
Tancredo Neves
Conciliação política
Cultura política
Redemocratização brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: DIAS, Rodrigo Francisco. Cinema e história: um estudo da redemocratização brasileira a partir do filme Céu aberto (1985), de João Batista de Andrade. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18494
Issue Date: 2011
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CinemaHistóriaEstudo.pdfTCC2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.