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dc.creatorDias, Rodrigo Francisco-
dc.date.accessioned2017-05-09T17:13:55Z-
dc.date.available2017-05-09T17:13:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDIAS, Rodrigo Francisco. Cinema e história: um estudo da redemocratização brasileira a partir do filme Céu aberto (1985), de João Batista de Andrade. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18494-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema documentário e históriapt_BR
dc.subjectJoão Batista de Andradept_BR
dc.subjectTancredo Nevespt_BR
dc.subjectConciliação políticapt_BR
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectRedemocratização brasileirapt_BR
dc.titleCinema e história: um estudo da redemocratização brasileira a partir do filme Céu aberto (1985), de João Batista de Andradept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee2Voigt, André Fabiano-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se ocupa das relações entre Cinema e História, particularmente no que se refere ao gênero do Cinema Documentário. O nosso objeto de pesquisa é o filme Céu Aberto (1985), dirigido pelo cineasta brasileiro João Batista de Andrade. O referido documentário é tomado como um documento histórico instigante sobre a recente história do Brasil, sobretudo no que diz respeito ao processo da redemocratização brasileira, processo que deu fim às mais de duas décadas de Ditadura Militar. Partindo dos pressupostos teóricos e metodológicos de autores como Peter Burke, Rosangela Patriota, Johan Huizinga, Jacob Burckhardt, Alcides Freire Ramos, Marc Ferro, Fernão Pessoa Ramos e Jean-Claude Bernardet, a presente monografia analisa o filme tendo em vista o seu diretor, a sua linguagem e o seu contexto histórico. Neste sentido, a vida e a obra do cineasta João Batista de Andrade são analisadas de modo a salientar a sua atuação artística e política durante o recente processo histórico brasileiro. A ligação do cinema com a política será, portanto, tomada como uma das bases do seu cinema. No que diz respeito à linguagem documentária de Céu Aberto, todas as sequências do filme são analisadas do ponto de vista estético, destacando seus procedimentos formais, tais como o corte brusco, a montagem, a câmera na mão, o ponto de vista crítico, a busca pela reflexão, o diálogo com a linguagem do jornalismo televisivo e a dramaturgia de intervenção adotada pelo documentarista. A partir de informações sobre o autor e sobre a estética da obra, este trabalho insere Céu Aberto no seu contexto histórico de produção, por meio de uma reflexão sobre a recepção do filme pela crítica especializada na época de seu lançamento, bem como do diálogo entre as temáticas presentes no filme e os debates que estavam acontecendo durante o período de produção da película. Tal exercício de contextualização é realizado com a finalidade de desvelar a presença, no filme, de questões referentes à História do Brasil e à Cultura Política do nosso país. Posto isso, o presente trabalho procura contribuir para as discussões teóricas e metodológicas sobre a relação entre Cinema Documentário e História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration121pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

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