Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18452
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Piratas e pirataria: uma história possível pelos caminhos da literatura
metadata.dc.creator: Barcelos, Ivana Borges
metadata.dc.contributor.advisor1: Voigt, André Fabiano
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Leonardo Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.description.resumo: Procuramos, por meio deste trabalho, compreender melhor como se dão as construções das imagens dos piratas e da pirataria em dois regimes de identificação da arte: no regime poético ou representativo e no regime estético, com base nos trabalhos de Jacques Rancière. Os piratas e a pirataria aos quais nos referimos aqui, são aqueles que existiram em fins do século XVII e início do século XVIII, cujas histórias são narradas não por “historiadores de ofício”, mas sim por outros escritores. Do regime representativo analisamos um livro sobre piratas de Daniel Defoe. Do regime estético analisamos um número maior de textos, quais sejam: dois livros de uma série de oito volumes sobre a história naval britânica escrita por John Campbell; um conto de Edgar Allan Poe, sobre um tesouro pirata; uma preleção sobre piratas e pirataria escrita por Oscar Herrmann; e por fim um livro de contos de Arthur Conan Doyle. A partir desses livros buscamos compreender a possibilidade da criação das histórias dos piratas e da pirataria a partir do que Rancière chama de revolução estética, principalmente por meio da literatura.
Notes: Palavras-chave criadas pelo discente colaborador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Piratas
Pirataria
História
Literatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: BARCELOS, Ivana Borges. Piratas e pirataria: uma história possível pelos caminhos da literatura. 2013. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18452
Issue Date: 2013
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PiratasPiratariaHistória.pdfTCC548.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.