Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18449
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: “Por que será que não vingam aqui os cyprestes?”. Reflexões em torno do progresso, da saudade e da memória em Uberabinha de 1920
Author: Pereira, Maria Clara Costa
First Advisor: Nascimento, Mara Regina do
Summary: Este trabalho procura investigar a relação entre a ideia de progresso, o sentimento da saudade e a produção de memória por meio da interpretação de documentos do jornal A Tribuna entre os anos de 1919 a 1926 em Uberabinha, cidade do interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Meus argumentos tomam como base o estudo sobre o processo de transformação da vida em sociedade, em especial, da sensibilidade urbana e das relações entre o ser e o tempo, através da dinâmica de articulação valorativa entre as dimensões temporais (passado, presente e futuro). Minha hipótese é a de que a modernização proporciona diferentes experiências sensíveis, as quais a saudade é um dos signos de crítica, resistência e projeto social frente à realidade individualista, mecanicista e anestesiante. Este exercício reflexivo se situa nos interstícios da história local, história e imprensa, história e sensibilidade, e história e memória.
Keywords: Memória
Progresso
Imprensa
Saudade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Maria Clara Costa. “Por que será que não vingam aqui os cyprestes?”. Reflexões em torno do progresso, da saudade e da memória em Uberabinha de 1920. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18449
Date of defense: 2017
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VingamCyprestesReflexões.pdfTCC477.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.