Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18449
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Por que será que não vingam aqui os cyprestes?”. Reflexões em torno do progresso, da saudade e da memória em Uberabinha de 1920
Autor(es): Pereira, Maria Clara Costa
Primeiro orientador: Nascimento, Mara Regina do
Resumo: Este trabalho procura investigar a relação entre a ideia de progresso, o sentimento da saudade e a produção de memória por meio da interpretação de documentos do jornal A Tribuna entre os anos de 1919 a 1926 em Uberabinha, cidade do interior do estado de Minas Gerais (Brasil). Meus argumentos tomam como base o estudo sobre o processo de transformação da vida em sociedade, em especial, da sensibilidade urbana e das relações entre o ser e o tempo, através da dinâmica de articulação valorativa entre as dimensões temporais (passado, presente e futuro). Minha hipótese é a de que a modernização proporciona diferentes experiências sensíveis, as quais a saudade é um dos signos de crítica, resistência e projeto social frente à realidade individualista, mecanicista e anestesiante. Este exercício reflexivo se situa nos interstícios da história local, história e imprensa, história e sensibilidade, e história e memória.
Palavras-chave: Memória
Progresso
Imprensa
Saudade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Maria Clara Costa. “Por que será que não vingam aqui os cyprestes?”. Reflexões em torno do progresso, da saudade e da memória em Uberabinha de 1920. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18449
Data de defesa: 2017
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VingamCyprestesReflexões.pdfTCC477.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.