Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18443
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trajetórias escolares: relações entre sujeitos sociais e o Projeto Acelerar para Vencer – PAV
Autor(es): Miranda, Hugo Mendes
Primeiro orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo membro da banca: Silva, Ana Carolina de Araújo e
Resumo: Este trabalho teve início a partir de indagações que surgiram durante as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto História (Santa Mônica) - Observatório da Escola: História e Escola Pública da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, fomentado pela CAPES, entre o segundo semestre de 2011 e o segundo do ano de 2012. A Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, construída no ano de 1981, atende alunos do Ensino Fundamental e é situada no Bairro Luizote de Freitas, setor Oeste da cidade de Uberlândia - MG que, segundo o Censo 2010, tem população estimada em 19.168 habitantes. A formação do Bairro Luizote de Freitas se deu no início da década de 1970, por migrantes de localidades diferentes do país, o que diversifica as origens sociais daqueles que ali habitam. São culturas que se relacionam e dão espaço a diferentes hábitos, práticas e valores. Busca-se aqui perceber as diversas relações ocorridas nesses ambientes a partir da experiência em uma sala de aula composta por alunos inseridos no Projeto Acelerar para Vencer (PAV) – introduzido no planejamento da escola no ano de 2009 - que, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) do Estado de Minas Gerais, se justifica pelo fato de que são elevadas as taxas de reprovação e abandono existentes nas regiões de foco do mesmo. Conforme o Governo do Estado de Minas Gerais, a necessidade de implementar medidas visando a regularização do fluxo escolar levou à elaboração e implantação de plano de aceleração da aprendizagem e de melhoria do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental, com desenvolvimento de metodologia e recursos didáticos adequados a esse tipo de intervenção, o que não condiz com a realidade das escolas públicas do Estado. Acredita-se na produção do conhecimento histórico a partir das diversas experiências dos diferentes sujeitos que ali atuam e estão envolvidos, fatores que podem favorecer a ocorrência da distorção idade-série, como a desistência, entrada tardia na escola, problemas familiares, pessoais e sociais e também as disparidades educacionais, uma vez que surgem propostas políticas e ações para amenizar o problema da defasagem idade/ano escolares que, na prática, se tornam muito mais complexas. Pensando na relação escola/aluno e na proposta do PAV, pode-se dizer que os alunos estão na mesma escola, mas a escola não é a mesma para eles.
Palavras-chave: Escola
Sujeitos Sociais
Projeto Acelerar para Vencer - PAV
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MIRANDA, Hugo Mendes. Trajetórias escolares: relações entre sujeitos sociais e o Projeto Acelerar para Vencer - PAV. 2013. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18443
Data de defesa: 2013
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetóriasEscolaresRelações.pdfTCC18.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.