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dc.creatorMiranda, Hugo Mendes-
dc.date.accessioned2017-05-08T19:05:44Z-
dc.date.available2017-05-08T19:05:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMIRANDA, Hugo Mendes. Trajetórias escolares: relações entre sujeitos sociais e o Projeto Acelerar para Vencer - PAV. 2013. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18443-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSujeitos Sociaispt_BR
dc.subjectProjeto Acelerar para Vencer - PAVpt_BR
dc.titleTrajetórias escolares: relações entre sujeitos sociais e o Projeto Acelerar para Vencer – PAVpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee2Silva, Ana Carolina de Araújo e-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve início a partir de indagações que surgiram durante as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto História (Santa Mônica) - Observatório da Escola: História e Escola Pública da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, fomentado pela CAPES, entre o segundo semestre de 2011 e o segundo do ano de 2012. A Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, construída no ano de 1981, atende alunos do Ensino Fundamental e é situada no Bairro Luizote de Freitas, setor Oeste da cidade de Uberlândia - MG que, segundo o Censo 2010, tem população estimada em 19.168 habitantes. A formação do Bairro Luizote de Freitas se deu no início da década de 1970, por migrantes de localidades diferentes do país, o que diversifica as origens sociais daqueles que ali habitam. São culturas que se relacionam e dão espaço a diferentes hábitos, práticas e valores. Busca-se aqui perceber as diversas relações ocorridas nesses ambientes a partir da experiência em uma sala de aula composta por alunos inseridos no Projeto Acelerar para Vencer (PAV) – introduzido no planejamento da escola no ano de 2009 - que, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) do Estado de Minas Gerais, se justifica pelo fato de que são elevadas as taxas de reprovação e abandono existentes nas regiões de foco do mesmo. Conforme o Governo do Estado de Minas Gerais, a necessidade de implementar medidas visando a regularização do fluxo escolar levou à elaboração e implantação de plano de aceleração da aprendizagem e de melhoria do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental, com desenvolvimento de metodologia e recursos didáticos adequados a esse tipo de intervenção, o que não condiz com a realidade das escolas públicas do Estado. Acredita-se na produção do conhecimento histórico a partir das diversas experiências dos diferentes sujeitos que ali atuam e estão envolvidos, fatores que podem favorecer a ocorrência da distorção idade-série, como a desistência, entrada tardia na escola, problemas familiares, pessoais e sociais e também as disparidades educacionais, uma vez que surgem propostas políticas e ações para amenizar o problema da defasagem idade/ano escolares que, na prática, se tornam muito mais complexas. Pensando na relação escola/aluno e na proposta do PAV, pode-se dizer que os alunos estão na mesma escola, mas a escola não é a mesma para eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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