Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18443
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Hugo Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T19:05:44Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08T19:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Hugo Mendes. Trajetórias escolares: relações entre sujeitos sociais e o Projeto Acelerar para Vencer - PAV. 2013. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18443 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Projeto Acelerar para Vencer - PAV | pt_BR |
dc.title | Trajetórias escolares: relações entre sujeitos sociais e o Projeto Acelerar para Vencer – PAV | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ana Carolina de Araújo e | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve início a partir de indagações que surgiram durante as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto História (Santa Mônica) - Observatório da Escola: História e Escola Pública da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, fomentado pela CAPES, entre o segundo semestre de 2011 e o segundo do ano de 2012. A Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, construída no ano de 1981, atende alunos do Ensino Fundamental e é situada no Bairro Luizote de Freitas, setor Oeste da cidade de Uberlândia - MG que, segundo o Censo 2010, tem população estimada em 19.168 habitantes. A formação do Bairro Luizote de Freitas se deu no início da década de 1970, por migrantes de localidades diferentes do país, o que diversifica as origens sociais daqueles que ali habitam. São culturas que se relacionam e dão espaço a diferentes hábitos, práticas e valores. Busca-se aqui perceber as diversas relações ocorridas nesses ambientes a partir da experiência em uma sala de aula composta por alunos inseridos no Projeto Acelerar para Vencer (PAV) – introduzido no planejamento da escola no ano de 2009 - que, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) do Estado de Minas Gerais, se justifica pelo fato de que são elevadas as taxas de reprovação e abandono existentes nas regiões de foco do mesmo. Conforme o Governo do Estado de Minas Gerais, a necessidade de implementar medidas visando a regularização do fluxo escolar levou à elaboração e implantação de plano de aceleração da aprendizagem e de melhoria do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental, com desenvolvimento de metodologia e recursos didáticos adequados a esse tipo de intervenção, o que não condiz com a realidade das escolas públicas do Estado. Acredita-se na produção do conhecimento histórico a partir das diversas experiências dos diferentes sujeitos que ali atuam e estão envolvidos, fatores que podem favorecer a ocorrência da distorção idade-série, como a desistência, entrada tardia na escola, problemas familiares, pessoais e sociais e também as disparidades educacionais, uma vez que surgem propostas políticas e ações para amenizar o problema da defasagem idade/ano escolares que, na prática, se tornam muito mais complexas. Pensando na relação escola/aluno e na proposta do PAV, pode-se dizer que os alunos estão na mesma escola, mas a escola não é a mesma para eles. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TrajetóriasEscolaresRelações.pdf | TCC | 18.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.